Equipes da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) estão em escolas do município de São Gabriel da Cachoeira (a 862 km de Manaus) levando ações do Projeto ‘Aluno Ouvidor’ até este sábado, 1° de abril. Um total de 4,4 mil alunos estão sendo alcançados pelo projeto.
De acordo com o Ouvidor-geral do TCE, conselheiro Josué Cláudio, as equipes estão capacitando alunos do ensino médio a exercerem a função de Ouvidor das suas escolas, através de grêmios estudantis.
“Esses alunos vão ouvir os colegas de escola, a comunidade envolvida, receber solicitações e reclamações, para encaminharem à Ouvidoria e demais órgãos fiscalizadores. Isso vai refletir lá na frente tanto na educação cidadã desse aluno quanto em melhorias para a escola e para a comunidade”, afirmou.
São Gabriel da Cachoeira foi o quinto município a receber equipes do projeto ‘Aluno Ouvidor’ desde o lançamento no último dia 16 de março. Localizada bem na fronteira com a Colômbia e Venezuela, São Gabriel da Cachoeira é a cidade mais indígena do país porque nove em cada dez habitantes são indígenas.
Segundo Josué Cláudio, equipes da Ouvidoria do TCE-AM já estiveram em São Gabriel da Cachoeira ano passado com outros projetos, como o ‘Ouvidoria + Presente’. “A receptividade dos alunos foi tão boa que decidimos retornar logo no início desse novo projeto”, disse.
As equipes do ‘Aluno Ouvidor’ já estiveram em Iranduba, Manacapuru, Nhamundá e Parintins. Mais 19 cidades receberão ações do Projeto até dezembro deste ano, entre elas Anori, Benjamin Constant, Rio Preto da Eva, Anamã e Beruri.
Os interessados em receber ações da Ouvidoria podem entrar em contato pelo (92) 98815-1000.
Mais de quatro mil estudantes recebem ‘Aluno Ouvidor’ em São Gabriel da Cachoeira – Imagem: Divulgação