Nesta terça-feira (15/10), tem início o Campeonato Brasileiro de Xadrez no ritmo blitz dentro do Manaus Chess Open terá uma nova fase na capital amazonense. As partidas terão ritmo de três minutos mais dois segundos com a participação de mais de 120 enxadristas e grandes mestres no Novotel, no Distrito industrial, a partir das 14h.
De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), Rudson Peixoto, a capital amazonense desponta no cenário do xadrez brasileiro.
“Manaus com a realização do Campeonato Brasileiro de Xadrez, nos ritmos rápido e blitz, passou a ter uma importância muito grande no cenário do xadrez da Região Norte. É importante ressaltar que é uma grande oportunidade de jogar contra os fortes jogadores de outros estados e países. É a hora de nós amazonenses mostrarmos nosso nível enxadrístico“.
Nos próximos meses, Manaus deve receber novas competições com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez.
“A Confederação Brasileira está querendo fazer outras competições em Manaus, inclusive estamos tentando fazer com que a final do Absoluto seja aqui. Em mais de cem anos de existência, esse campeonato nunca foi feito em nenhum estado da Região Norte. A gente sabe da dificuldade logística para trazer um campeonato como esse para Manaus, mas é uma questão de justiça com a nossa região”.
Atletas amazonenses disputam, simultaneamente, as rodadas do Campeonato Brasileiro de Xadrez e do Manaus Chess Open, que está na sua terceira edição. O evento é aberto ao público que quer ver de perto as jogadas dos maiores jogadores mundiais.
Na última quinta-feira (10/10), o grande mestre Renato Quintiliano consagrou-se campeão no ritmo rápido. Em segundo lugar ficou Lucas de Valle e em terceiro o Grande Mestre Yago de Moura.