Publicado
5 anos atrásno
O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, assinou na terça-feira (28) o termo aditivo que repassa o valor de R$2,6 milhões para o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, organização social vinculada ao órgão.
Durante a sessão especial em homenagem aos 20 anos do Instituto Mamirauá, realizada na segunda-feira (27), no plenário do Senado Federal, o secretário-executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, anunciou que o contrato já estava na mesa do ministro Marcos Pontes para ser assinado.
O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, João Valsecchi, ressaltou que o ministro tem um compromisso muito grande com a missão institucional do IDSM, com a missão Mamirauá. “Ele de fato está preocupado com a implementação das ações e tem se empenhado para fazer essa reposição orçamentária não só do Instituto Mamirauá, mas de todas as organizações sociais supervisionadas pelo Ministério”, disse durante a assinatura do termo.
Os 20 anos do instituto
O diretor do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, destaca que o IDSM tem muito o que comemorar nesses 20 anos de existência. Segundo ele, além do conhecimento gerado ao longo desse tempo, a ação do Mamirauá tem um efeito direto na vida das pessoas e na conservação da biodiversidade.
Valsecchi citou um exemplo que era comum na região, a evasão das pessoas em busca de saúde, educação, trabalho, e destacou que hoje está acontecendo o processo inverso, a população local retornando para a área da unidade, porque lá é possível realizar manejo de recurso natural com o assessoramento técnico da Instituição, o que gera renda para as pessoas da comunidade. “O impacto é visível, ele é mensurável, a gente mede isso”, comemora.
“Não é uma missão que está no papel, é uma missão que a gente vê acontecendo no dia-a-dia, na prática. Então, temos muito de fato o que comemorar”, disse o representante do Instituto.
O Instituto Mamirauá
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi criado em abril de 1999. É uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.
Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e políticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.
João Valsecchi do Amaral e o ministro Marcos Pontes / Foto : Divulgação
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Arqueólogos do Instituto Mamirauá investigam urnas funerárias encontradas por família em Alvarães (AM)
Ministro de Bolsonaro vendia passeios para ver o Titanic no submarino
Mesmo com pandemia, Feira de Pirarucu Manejado de Tefé tem faturamento de R$ 57 mil
Durante a pandemia de coronavírus cresce o consumo de mel e outros produtos de abelhas nativas no Amazonas
Arqueólogos descobrem conjunto de ilhas artificiais pré-coloniais na Amazônia
Instituto Mamirauá lança livro sobre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã