Publicado
3 anos atrásno
O novo Centro de Testagem contra a Covid-19, nas etapas 1 e 2 Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), na zona centro-oeste de Manaus, entrou em funcionamento na manhã desta quarta-feira (19/01), sendo uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. O espaço possui ampla estrutura com 20 pontos de coleta do teste montados, área de triagem e atendimento médico para as pessoas que testarem positivo.
O governador Wilson Lima esteve no espaço juntamente com o prefeito de Manaus, David Almeida, para acompanhar o início do atendimento. A estratégia de abrir este posto de testagem tem como objetivo identificar e monitorar os casos da doença.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, o Estado está cedendo não somente as instalações do local, mas também está disponibilizando profissionais para atuação no local, sendo 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico. Além disso, destinou 20 mil testes rápidos de antígeno para a ação.
Megaestrutura: Governo do Estado e Prefeitura estimam atender até 10 mil pessoas com suspeita de Covid-19 por dia / Foto: Arthur Castro/Secom
“É um apoio muito grande. Imagina um centro de testagens desse com capacidade de 5 mil atendimentos por dia. Isso vai ajudar muito a população, ainda mais nessa fase de um aumento exponencial de casos. Além da estrutura, o Governo do Estado também entrou com médicos, entrou com técnicos em enfermagem, com auxiliares e também com testes”, explicou o secretário.
Atendimento – Nesta quarta-feira, o atendimento teve início às 9h e seguirá até as 19h. A partir da quinta (20/01), será até as 17h. Além do teste rápido de antígeno para pacientes com sintomas gripais, haverá atendimento médico para usuários com diagnóstico positivo para Covid-19.
A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, esclarece sobre quando a população deve procurar o centro de testagem.
“É importante que a população venha procurar fazer o teste somente se estiver com sintomas, porque se não estiver com sintomas, nós não estamos orientando a testagem. Estamos priorizando neste momento as pessoas que estão apresentando sintomas, respiratórios principalmente, como tosse, dor de garganta, febre, mal-estar geral”, enfatizou Tatyana Amorim.
Ampliação da testagem – A média de testes realizados teve um grande aumento no Amazonas, passando de 40 mil testes por mês para 60 mil testes por semana, atualmente. Além do centro de testagem, o Estado oferta a testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária e Porto de Manaus e, ainda, nas Unidades e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs), do Governo do Amazonas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Em busca de emprego? Sine Manaus tem 128 vagas abertas para diversas funções
Prefeito David Almeida vistoria reta final das obras do viaduto Rei Pelé
Escola de Serviço Público alinha grade curricular de 2025 e amplia capacitação de servidores
Segurança pública avança: Manaus terá tecnologia de reconhecimento facial ainda este ano
Mais de 200 mil estudantes terão transporte gratuito em Manaus
Obras de recuperação da rede de drenagem avançam no bairro Coroado