Publicado
9 anos atrásem
Por
Jussara MeloQuem nunca ouviu falar na cobra grande, ou anaconda, que consegue engolir bois inteiros, sem fazer força? Segundo a lenda, a anaconda (sucuri) esmaga o animal e depois o engole deixando para fora da boca apenas os chifres!!!
Mas será que isso é real?
A sucuri ou anaconda é uma cobra que mede até 9 m de comprimento (há relatos de que pode chegar aos 11,5 m), e pesa até 250 kg, sendo a cobra mais pesada do mundo. Se analisarmos bem vamos perceber que para devorar um boi inteiro – que pesa entre 400 kg e 500 kg (ou até mais) – ela teria que ser muito maior. Ao que se sabe da literatura científica, não há registros de anacondas que engoliram bois inteiros.
Além disso, outro fato que ajuda a derrubar a lenda é um costume da sucuri: Ela sempre começa a engolir sua presa pela cabeça, ou seja, seria impossível que os chifres do boi devorado permanecessem do lado de fora da boca da cobra.
Bem, um pequeno bezerro até poderia ser devorado se estivesse no lugar errado na hora errada. Isto porque a sucuri não caça bezerros e outros animais domésticos intencionalmente. Seus alimentos favoritos são animais que vivem próximos ou na água, como peixes, jacarés, tartarugas, capivaras, aves aquáticas e qualquer outro animal que tenha tamanho adequado. Mesmo assim, para conseguir engolir um bezerrinho ou animal do mesmo tamanho uma sucuri tem que medir mais de 5 m.
Ribeirinhos de uma comunidade do Miriti, localizada no município de Barcelos, no Amazonas, dizem ter encontrado uma cobra (sucuri) nesta semana.
De jeito nenhum, essas cobras não são peçonhentas (não são venenosas), matam por constrição (se enrolando na presa e a apertando para que ela sufoque) e/ou por afogamento.
De forma alguma. As sucuris são vivíparas (animal que pari filhos) e os filhotes (entre 20 e 70, com comprimento variando entre 15 e 45 cm) nascem na água, após cerca de oito meses de desenvolvimento embrionário.
Não é mentira não. Após se alimentar as anacondas ficam mais pesadas e menos ágeis do que o normal. Quando se sentem ameaçadas podem “regurgitar” a presa para ficarem mais leves e poderem fugir da ameaça.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Após estrear nas escolas e às margens do Rio Purus, curta amazônico segue viagem levando reflexão sobre o ciclo da água
Amazonas se destacou entre os destinos mais vendidos em 2024! Confira
Vídeo: Homem sobrevive 50 dias perdido na selva Amazônica e reencontro com família comove
Legislativo revoga alíquota de ITCMD no Amazonas
Mestrandos da Amazônia tem até o dia 28 de fevereiro para se inscrever no programa de bolsas da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente
Ribeirinhos relatam presença de Cobra Grande: “Eu jurava que era lenda, mas é verdade!”