Publicado
6 anos atrásno
O projeto do professor aposentado Antonio La Cava, de levar livros a lugares remotos da Itália, vem chamando a atenção do mundo. O italiano, apaixonado por literatura, depois de 42 anos dedicados ao ensino, reconheceu que crianças de várias aldeias não tinham acesso fácil aos livros. Sua contribuição para tornar a educação infantil mais rica, inclusive fora da escola, foi criar a Bibliomotocarro, uma biblioteca móvel com cerca de 700 títulos.
La Cava usa sua van de três rodas para garantir leitura gratuita para todas as crianças. “Sem um livro, muitas vezes a criança está sozinha”, diz. Ele dirige entre as colinas e montanhas de Basilicata, na Itália, e chega a locais como San Paolo Albanese, aldeia que tem apenas duas crianças em idade escolar primária.
“Eu estava muito preocupado em envelhecer em um país de não-leitores e, realizar essa ação, tem um valor não apenas social, não somente cultural, mas tem um grande significado ético ”, explica o professor. Ele espera que a biblioteca traga a mensagem de que a cultura é um investimento imprescindível e deve ser feita por todos e para todos, não apenas para privilegiados.
Por onde o automóvel do professor passa é recebido com entusiasmo e muita alegria. Assim que as crianças escutam a música da Bibliomotocarro, vêm correndo como se Antonio transportasse sorvetes ou algo semelhante, e não livros.
Funcionando desde 2003, a biblioteca móvel viaja cerca de 500 quilômetros semanais, numa rota com oito paradas, sem remuneração alguma, tão somente pela compreensão da importância dos jovens de terem acesso aos livros. “Eu sempre pensei que as crianças devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, não apenas enquanto estão na escola”, relatou La Cava, em vídeo entrevista ao site Zooppa.
O professor explicou também, em entrevista, que sua experiência com o sistema escolar o deixou com a sensação de que precisava buscar uma maneira melhor de ensinar as crianças a amar os livros. “O desinteresse pela leitura geralmente começa nas escolas onde a técnica é ensinada, mas não é acompanhada de amor. Ler deve ser um prazer, e não um dever “. Além dos livros oferecidos, o visual encantador e inusitado da biblioteca móvel deixa as crianças ainda mais motivadas. Conheça a Bibliomotocarro no site oficial do projeto: https://www.ilbibliomotocarro.com/
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Monte Testáceo: Um tesouro arqueológico rscondido na Itália
Leão foge de circo e apavora moradores ao perambular pelas ruas! Veja vídeo!
Mulher que viralizou com alerta “Attenzione, pickpocket” contra assaltantes é assaltada
Barqueiro leva voadora nos peito após empurrar a mulher de um cara na praia
Revelado o motivo da separação do Julio César e da Susana Werner. Confira!
Padre batiza bebê de oito meses com ácido ao invés de água benta por engano