Novo Centro de Referência em Manaus fortalece planejamento reprodutivo e prevenção à gravidez não planejada - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, terça, 11 de fevereiro de 2025

Manaus

Novo Centro de Referência em Manaus fortalece planejamento reprodutivo e prevenção à gravidez não planejada

Publicado

no

A rede de saúde do município de Manaus vai passar a contar com um Centro de Referência para Ampliação do Uso de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração (LARC), com ênfase em Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre e implante subdérmico. A implantação do novo serviço é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA/ONU), tendo como objetivo a promoção e a ampliação do acesso aos métodos contraceptivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fotos – Divulgação / Semsa

A implantação do Centro de Referência vai ocorrer no período de 18 a 20 de fevereiro, quando será realizada capacitação de 10 médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conduzida por representantes das coordenações nacionais de Saúde das Mulheres, Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens, do Ministério da Saúde.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Lúcia Freitas, explica que a iniciativa do Ministério da Saúde vem ao encontro das ações já adotadas pela Prefeitura de Manaus para o fortalecimento e ampliação do acesso aos métodos contraceptivos na Atenção Primária à Saúde (APS).

“Com a implantação do LARC, será possível ampliar o Planejamento Reprodutivo, tanto como um direito da população, quanto como uma medida eficiente na redução da gestação não programada e do óbito materno, especialmente entre mulheres em situação de alta vulnerabilidade social”, afirma Lúcia Freitas.

A enfermeira destaca ainda que os estudos mostram que o acesso a melhores opções contraceptivas representa uma significativa estratégia de redução do número de gestações não intencionais e, a partir disso, da redução da mortalidade materna em 25% a 35%, em um cenário em que, segundo o Ministério da Saúde, 55% dessas mulheres não planejaram a gravidez.

“Isso justifica o crescente investimento, por parte da Prefeitura de Manaus, nas ações de planejamento reprodutivo na capital amazonense. No ano passado, por exemplo, as Unidades de Saúde da Família (USFs) realizaram a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), em 1.172 procedimentos, mais que o dobro do realizado no ano de 2022, quando foram 457 procedimentos”, aponta Lúcia Freitas.

Além das USFs, a Prefeitura de Manaus, por meio da Maternidade Moura Tapajóz, também realizou 828 procedimentos para inserção do DIU no ano passado. Considerado um método contraceptivo altamente eficaz, o DIU pode permanecer em uso por até 10 anos.

Formação de multiplicadores

Para a implantação do Centro de Referência com gestão municipal, a Semsa, com o apoio do Ministério da Saúde, deverá adotar algumas medidas, o que inclui a capacitação técnica dos profissionais que atuarão na oferta dos serviços de contracepção na Rede da APS em Manaus, marcada para ocorrer na Maternidade Ana Braga (zona Leste), de 18 a 20 de fevereiro.

A programação do evento vai abordar os tópicos: apresentação do projeto de implantação do Centro de Referência; alinhamento conceitual sobre saúde sexual e saúde reprodutiva; métodos contraceptivos no SUS; familiarização com os insumos pedagógicos; e elaboração conjunta de um plano de ação para início das ações formativas.

Em Manaus, o Centro de Referência para Ampliação do Uso de Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração (LARC) será implantado na Unidade Saúde da Família (USF) Armando Mendes, no bairro Cidade Nova, zona Norte.

“Os insumos pedagógicos serão fornecidos pelo UNFPA/ONU, cabendo ao Ministério da Saúde manter o apoio técnico durante toda implementação e consolidação da estratégia. A ideia é formar profissionais da rede de saúde para atuação como multiplicadores, visando a capacitação de outros profissionais, ampliando as formas de acesso aos serviços e beneficiando a população”, reforça Lúcia Freitas.

A programação do Ministério da Saúde em Manaus também vai englobar uma visita, no dia 19 de fevereiro, às instalações da USF Armando Mendes. O cronograma de atividades será encerrado, dia 20 de fevereiro, com a elaboração da versão preliminar do Plano de Ação de Implementação da Estratégia Local de Formação, com a contribuição técnica da Semsa.

Serviços

A Semsa Manaus disponibiliza como métodos contraceptivos os serviços de dispensação de preservativos interno e externo, que são disponibilizados nas UBSs de forma rotineira, sem burocracia ou necessidade de cadastro; a oferta de contraceptivos orais e injetáveis; e a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), disponível em 33 Unidades de Saúde.

Também há a oferta da contracepção de emergência, conhecida como a “pílula do dia seguinte”, que deve ser administrada, preferencialmente, até 72 horas após a relação sexual desprotegida, mas que é recomendada apenas como exceção em casos de emergência e não devendo ser adotada de forma rotineira.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações