O nome do senador do Amazonas, Omar Aziz, ficou entre os assuntos mais falados na internet na tarde desta nesta terça-feira (20/2), após o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitar uma retratação do presidente Lula (PT) pelas declarações comparando o genocídio promovido por Israel contra a população de Gaza ao Holocausto.
Durante a sessão do Senado o presidente do senado falou: “Estamos certos de que essa fala equivocada não representa o verdadeiro propósito do presidente Lula, que é um líder global conhecido por estabelecer diálogos e pontes entre as nações, motivo pelo qual entendemos que uma retratação dessa fala seria adequada”, afirmou Rodrigo Pacheco em pronunciamento no plenário.
Logo, senador Omar Aziz (PSD-AM), interpelou Pacheco, a favor do presidente Lula, questionando sobre a situação em Gaza, onde 30 mil civis, entre crianças e mulheres, foram massacrados pelas Forças de Defesa Israelenses.
“Vossa excelência poderia me tipificar o que está acontecendo lá, com a morte de 10 mil crianças e mulheres, e até agora, quantos terroristas do Hamas foram mortos ou presos pelo Estado de Israel?”, questionou veementemente Omar Aziz, que também fez referência ao encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro com a deputada Beatrix von Storch, líder da ultradireita alemã, em 2021, e destacou a diferença entre as posturas dos dois líderes políticos.
“Não tem que se comparar, realmente, com o Holocausto, é impossível. O presidente Lula nunca abraçou deputada nazista neta de ministro. E a direita quietinha”, disse Aziz.
O senador do Amazonas é filho de Muhamad Aziz, palestino que veio para o Brasil em 1957 ao fugir da Nakba, conflito entre palestinos e israelenses no Oriente Médio que deu início à criação do Estado de Israel.
Assista ao discurso do senador no vídeo abaixo: