Política
Orçamento Secreto de Bolsonaro é considerado inconstitucional pelo STF

Publicado
2 anos atrásem

Fim do Bolsolão!O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta segunda-feira (19) para considerar inconstitucional o chamado “orçamento secreto”.
“Orçamento secreto” de Bolsonaro é como ficaram conhecidas as emendas parlamentares cuja distribuição de recursos é definida pelo relator do Orçamento. Essas emendas não têm critérios claros ou transparência e passaram a ser questionadas no STF.
Em meio ao julgamento sobre o tema no STF, o Congresso chegou a aprovar, na semana passada, um novo conjunto de regras para as emendas. As regras definiram os montantes a serem distribuídos, mas sem estabelecer os critérios para a distribuição.
Em novembro de 2021, a relatora do caso no STF, Rosa Weber, suspendeu os repasses de verba do “orçamento secreto”. No mês seguinte, após o Congresso aprovar novas regras, a ministra liberou o pagamento das emendas.
Agora, no julgamento do tema pelo plenário do Supremo, Rosa Weber votou pela inconstitucionalidade do “orçamento secreto”.
Divulgamos em nosso portal as principais notícias, nossas belezas naturais, nossa cultura ribeirinha, além dos já conhecidos assuntos meramente cômicos. Nos siga nas redes sociais @noamazonas.

Você Poderá Gostar
URGENTE: Sobrinho de Bolsonaro tem prisão preventiva determinada por STF
Vídeo: Atentado a bomba no STF tem uma morte confirmada
Flávio Dino toma posse como Ministro do STF em 22 de fevereiro
Biografia do Ministro Xavier de Albuquerque, o único amazonense até agora a chegar ao STF
Nesta terça, Dólar sobe motivado pelos atos que acontecerão amanhã no Brasil
Grupo de Bolsonaristas grava vídeo em frente ao Supremo pedindo para Bolsonaro “usar pólvora” contra “dez ministros”