O Parque Municipal Nascentes do Mindu – criado pelo Decreto n° 8351 de 17 de março de 2006, engloba uma área de 16 há, localizado na Comunidade Santa Barbara, Bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.
Foi criado com a finalidade de preservar a mata ciliar das nascentes do Igarapé do Mindu, bem como a biodiversidade do local, sendo, portanto, o início do Corredor Ecológico Urbano do Mindu.

Nascentes do Igarapé do Mindu, que tem 22 km de extensão, são monitoradas pela Semmas (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
As ações e atividades realizadas pelo parque visam buscar a integração da população e, especificamente da comunidade do entorno, com a proteção dos recursos naturais do Parque.
É a primeira obra do Projeto de Revitalização do Igarapé do Mindu que prevê a implantação de parques lineares e do Corredor Ecológico Urbano do Mindu, ao longo do seu curso.
O Parque possui estrutura física que contempla o Centro de Vigilância e Monitoramento, prédio da administração, marcando, em definitivo, o inicio do processo de revitalização do maior igarapé da cidade, o do Mindu, começando pela preservação das nascentes – um total de três.

Parque Municipal Nascentes do Mindu / Reprodução da Internet