Na manhã chuvosa deste domingo (16) outra avenida em Manaus sofreu danos com a forte chuva. Desta vez foi a Avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste que já estava recebendo obras, por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), desde o último dia 10/04, quando parte da via sofreu um desmoronamento causado por danos no gabião (estrutura armada utilizada em estabilização de obras viárias), que teve sua estrutura afetada com a força das águas e também pelo tempo de construção.
A chuva da manhã deste domingo, 16, fez ceder um pouco mais da Avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste. / Foto recebida no Whatsapp
Abaixo da área em obras, passa o igarapé dos Franceses, famoso local que antigamente servia de banho para as famílias manauaras e hoje, é mais um igarapé poluído e aterrado. Um muro de alvenaria existente na calçada também cedeu, agravando o assoreamento no igarapé dos Franceses. A situação atingiu não só o pavimento, mas também a base e a sub-base da via. Os trabalhos no local devem durar mais 60 dias.
De acordo com subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antonio Peixoto, os trabalhos estão na etapa da limpeza do igarapé, devido ao acúmulo de lixo no local. Com as obras em andamento e as fortes chuvas que atingem a cidade nos últimos meses, a estrutura que suportava o tabuleiro de concreto da via cedeu na manhã deste domingo, comprometendo a pista até o canteiro central.
“Teremos que demolir tudo para reconstruir com uma cortina de concreto, com fundação e estaqueamento para que se torne uma obra permanente. Estimamos que em 30 dias possamos finalizar a nova estrutura. Serão necessários mais 30 dias para o processo de cura do concreto”, comentou Peixoto.
Os trabalhos no local foram iniciados de forma emergencial e estão sendo acompanhados pela Prefeitura de Manaus em tempo integral, com a presença de técnicos e secretários da Seminf, do Manaustrans, além da Manaus Ambiental.
A chuva da manhã deste domingo, 16, fez ceder um pouco mais da Avenida Lóris Cordovil, Alvorada, zona Centro-Oeste. / Foto recebida no Whatsapp