Brasil
Pegadas de dinossauros com mais de 100 milhões de anos são descobertas na Amazônia
Pesquisadores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) fizeram uma descoberta histórica: pegadas fossilizadas de dinossauros com mais de 100 milhões de anos foram encontradas no município de Bonfim, ao Norte de Roraima.
É o primeiro registro de pegadas de dinossauros já encontrado na Amazônia.

Foto – Reprodução/TV Globo
As primeiras marcas foram identificadas ainda em 2011 pelo geólogo e doutor em bioestratigrafia Vladimir de Souza, durante um mapeamento geológico na bacia do rio Tacutu, acompanhado por alunos do curso de Geologia da UFRR.
As pegadas estavam preservadas em lajedos, grandes superfícies de rochas expostas, e os pesquisadores estimam que tenham sido deixadas há pelo menos 110 milhões de anos, quando a região tinha um clima e paisagem muito diferentes dos atuais.
O estudo, que levou 14 anos para ser concluído, confirmou que as marcas pertencem a dinossauros carnívoros e herbívoros, entre eles os velociraptores e os saurópodes, conhecidos pelos longos pescoços e caudas.
“Eu posso te confirmar que nós temos desde aqueles dinossauros pescoçudos até os velociraptors. Temos carnívoros e herbívoros, tudo registrado aqui em forma de pegadas, na nossa região denominada bacia do Tacutu”, afirmou o pesquisador Vladimir de Souza, da UFRR.
Ainda não foi possível identificar com precisão as espécies encontradas, mas algumas pegadas indicam animais com mais de 10 metros de altura, enquanto outras mostram dinossauros com três dedos, típicos de espécies carnívoras.
Informações: G1








