Publicado
4 anos atrásno
Um perfil pra lá de curioso divulga como é ter uma coruja suindara em casa. A coruja suindara é a mesma da Lenda Amazônica “Rasga Mortalha”. A coruja branca! No perfil abaixo, é possível ver o “corujo” Cuco e sua irmã Ravena.
Eles vivem na cidade de Jaciara, distante a 145km de Cuiabá, capital do Mato Grosso. As corujas são legalizadas e pertencentes à Carla Gabriela que é quem alimenta o perfil e monitora as mesmas.
Sobre a Suindara
Nomes populares: suindara, coruja-branca, coruja-do-campanário, coruja-de-celeiro, coruja-da-igreja, coruja-das-torres, rasga-mortalha
Nome científico: Tyto furcata
Estado de conservação: não consta na lista vermelha da IUCN nem na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção
A suindara é uma espécie de coruja encontrada em todo o território brasileiro, nos mais diversos habitat, inclusive em ambientes urbanos, onde nidifica em torres de igreja e até mesmo em casas e edifícios. Daí alguns de seus nomes populares. Outro, tristemente associado ao mau-agouro, vem da sua forte vocalização, que para alguns lembra um pano, ou uma mortalha, sendo rasgado.
Ela tem um disco facial branco em forma de coração muito característico, o que lhe dá uma aparência inconfundível. Mas não é só isso: esse disco ajuda a levar o som até a entrada dos seus ouvidos externos e é uma estrutura única, que coloca a suindara em uma família especial de corujas, a Tytonidae.
Tem entre 33 e 38 centímetros de comprimento, envergadura de 75 a 110 centímetros e peso entre 310 e 570 gramas, sendo que as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos. O dorso é cinza ou pardo e as partes inferiores são brancas. Suas penas macias e serrilhadas fazem um voo silencioso, ideal para que a suindara surpreenda suas presas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
O dia que a ex-Sinhazinha do Garantido Djidja Cardoso tomou banho com uma jiboia em um igarapé
Lenda Amazônica com Inteligência Artificial : A Lenda da Rasga Mortalha
Amazonastur ressalta importância de proteção aos animais no turismo : “Nunca toque, observe”
Saiba como diferenciar uma coruja de um mocho
Confira o grito de uma Rasga Mortalha em seu ambiente natural durante a noite!
Qual lenda da Rasga Mortalha você conhece?