Nesta segunda-feira (17), foi divulgada pesquisa da Projeta (nome fantasia da firma MP Valin), que aparece o candidato Marcelo Ramos liderando as intenções de voto no segundo turno das eleições com 51,5% dos votos válidos, contra 48,5% do prefeito Artur Neto.
A Projeta foi a empresa que acertou o resultado do primeiro turno com exatidão. De acordo com o jornal, Marcelo vence Artur nas zonas Norte, Leste, Sul e Centro-Sul. Enquanto Artur concentra maioria de votos nas zonas Oeste e Centro-Oeste, reforçando a percepção de que o prefeito não tem aceitação nos bairros mais carentes.
De acordo com a Projeta na pesquisa espontânea, quando o eleitor diz em quem votará, o candidato Marcelo Ramos vence as eleições com 38,4%, enquanto o prefeito Artur Neto, aparece com 36,4% das intenções de voto.
A pesquisa mostra que 13% dos eleitores de Manaus afirmam votar nulo ou branco e outros 6,3% ainda não sabem em quem votar. Do total de eleitores entrevistados, 80% afirmaram que não mudam mais o voto, 3,8% não tem certeza se mudarão, e outros 11,1% dizem que até o dia 30 de outubro podem mudar o voto.
A nova pesquisa da Projeta assemelha-se aos mesmos números que a primeira pesquisa de segundo turno da DMP/Tiradentes publicada na última sexta-feira (14). Onde Marcelo também vence as eleições com 51,7%, enquanto Artur teria 48,3% dos votos válidos.
Foram ouvidos 1000 eleitores entre os dias 14 e 15 de outubro e registrou a pesquisa no TSE sob o número AM07739-2016. A pesquisa tem margem de erro de 2,5% para mais e para menos, e o nível de confiança é de 95%.
A Projeta foi única empresa que acertou o resultado das eleições no 1º turno, quando Artur teve 35,17% dos votos válidos e Marcelo Ramos ficou com 24,86%
Vantagem do ex-deputado sobre o prefeito Artur Neto é de três pontos percentuais (Arte: Heli)