Polícia prende madrasta e pai da menina espancada com madeira na Compensa em Manaus - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Polícia

Polícia prende madrasta e pai da menina espancada com madeira na Compensa em Manaus

Publicado

no

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), apresentou, nesta sexta-feira (07/06), os detalhes sobre a prisão de um casal preso por suspeita de tortura contra uma adolescente, de 12 anos em uma residência localizada no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus. Um vídeo feito por uma câmera escondida mostra a vítima sendo espancada brutalmente pela própria madrasta, de 30 anos, com um pedaço de madeira.

Imagem: Reprodução

A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, relatou que após a Polícia Civil tomar conhecimento do vídeo das agressões sofridas pela menina, uma equipe de policiais realizou diligências na última terça-feira (04/05) no bairro Compensa, mesmo não havendo nenhum registro de Boletim de Ocorrência (BO) sobre o fato.

As imagens que viralizaram na internet foram gravadas através de uma câmera escondida pela tia paterna da menina, que já havia suspeitado que a criança estava sendo agredida. No registro, a a mulher espanca a criança com um pedaço de madeira, puxa a vítima no chão pelos cabelos e ainda a agride verbalmente com diversos palavrões.

“Foram tomadas todas as providências para identificar se aquele vídeo realmente era aqui de Manaus. Uma vez identificado que o vídeo era daqui, a equipe policial prontamente saiu em diligências para identificar a vítima e localizá-la. Ela foi encontrada com a mãe, no bairro da Paz, zona centro-oeste, ainda bastante machucada e amedrontada, e levada à delegacia para ser ouvida”, explicou a delegada da Depca.

Na Depca, a menina foi ouvida e relatou que as agressões ocorreram após ela e a madrasta voltarem de um passeio na segunda-feira (03/06)”, contou a delegada. Ainda segundo a autoridade policial, as agressões eram constantes, motivo pelo qual a tia paterna da vítima já vinha desconfiando e, por isso, instalou as câmeras que registraram o crime. A polícia informou ainda que a menina foi encaminhada para os cuidados da mãe.

A suspeita é que o pai da vítima, de 34 anos, tenha omitido socorro à filha, pois não teria agido denunciando a violência sofrida pela filha. De acordo com informações, o homem teria ajudado a companheira não denunciando o paradeiro da suspeita.

As investigações da DEPCA identificaram que outras duas crianças também eram vítimas de maus-tratos e agressão praticados pelo casal. A menina agredida foi ouvida e relatou que as agressões ocorreram após ela e a madrasta voltarem de um passeio na segunda-feira (03/06). “Ainda em escuta especializada, a menina informou que as ripadas não haviam acontecido apenas naquele dia, mas sim em outros dias e de maneira contínua e reiterada, daí por isso foi tipificado como tortura. Também foi identificado que o pai sabia das agressões”, contou a titular da Depca.

Com base nisso, foi representada à Justiça pela prisão preventiva deles e as ordens judiciais foram decretadas. A equipe da Depca realizou diversas buscas, mas o casal não foi localizado e passou a ser considerado foragido. Entretanto, na tarde de quinta-feira (06/06), foi dado cumprimento às decisões judiciais no momento em que eles se apresentaram na delegacia.

“Enfatizo a importante participação da população, que também se indignou a ponto de não deixar que isso ficasse impune e sem responsabilização e nos fizeram muitas denúncias”, afirmou Tuma.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Ainda durante a coletiva de imprensa, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Guilherme Torres, destacou a celeridade das equipes policiais na elucidação desse caso, que causou revolta na população devido às circunstâncias em que ocorreu. “Em menos de 48 horas após o conhecimento do crime, houve a prisão dos envolvidos, inclusive o pai que está entre os detidos nesta operação. Eu gostaria de agradecer ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que foram rápidos em emitir esses mandados de prisão durante o Plantão Criminal”, salientou o delegado-geral adjunto.

Procedimentos

O casal deve responder pelo crime de tortura. Eles foram encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa contra crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas por meio do disque denúncia 181 ou ao Disque-Denúncia da Depca: 99115-1284.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações