Uma multidão invadiu o lixão municipal da cidade de Humaitá, município distante 590 quilômetros de Manaus, com o objetivo de desenterrar frangos impróprios para o consumo que foram descartados no local.
O caso aconteceu após fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizarem a apreensão de 5 toneladas de frango que estavam sendo transportados sem nota fiscal, sem refrigeração e com gravíssimo risco à saúde.
De acordo com a coordenadora da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) de Humaitá, Nislene Molina, a carga havia saído de Rondônia e tinha como destino o município amazonense de Canutama, a 638 quilômetros de Manaus.
A carga foi levada ao lixão municipal, e o descarte teve apoio do maquinário da Prefeitura de Humaitá. O transportador foi autuado, sendo aplicada uma multa de R$ 300.
A Adaf alerta que qualquer produto de origem animal que esteja fora da temperatura de armazenamento tem alto risco de causar infecção alimentar, com dores e desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e febre, entre outros sintomas.
Vídeo: População desenterra do LIXÃO frangos impróprios para consumo
Por isso, é importante também que a população, ao saber de irregularidades na produção, transporte e armazenamento de produtos de origem animal, denuncie o fato pelo AdafOuv, no (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).
A secretaria municipal de saúde do município, informou que está de plantão no hospital municipal para um possível surto de infecção intestinal após a população saquear o frango proibido para consumo.