Prefeitura de Manaus alerta população sobre autocuidado e prevenção às ISTs durante o Carnaval - No Amazonas é Assim
Se Conecte Conosco
Manaus, AM, sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Manaus

Prefeitura de Manaus alerta população sobre autocuidado e prevenção às ISTs durante o Carnaval

Publicado há

em

Com a chegada do Carnaval, período marcado por ensaios de escolas de samba, blocos e outros eventos festivos, a Prefeitura de Manaus reforça o alerta para a importância do autocuidado na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O aumento do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas durante a folia é um dos fatores que elevam o risco de exposição às infecções.

Fotos – Divulgação/Semsa

Em 2023, Manaus registrou 1.528 novos casos de HIV; 3.368 casos de sífilis adquirida em adultos (exceto gestantes); 2.344 casos de sífilis em gestantes; 361 de sífilis congênita — quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê durante a gestação — além de 513 casos de hepatites virais.

A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Thayná Saraiva, destaca que essas infecções são graves, especialmente quando não há diagnóstico precoce ou quando o tratamento é interrompido.

“O Carnaval é uma festa popular importante, mas é possível aproveitar com responsabilidade. Medidas simples de autocuidado reduzem significativamente o risco de transmissão das ISTs. A rede municipal de saúde oferece serviços gratuitos de prevenção, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada pessoa”, ressaltou Thayná.

Entre as principais ações preventivas está a distribuição gratuita de preservativos em todas as unidades de saúde do município, sem burocracia ou necessidade de cadastro. Estão disponíveis preservativos externos e internos, que podem ser colocados algumas horas antes da relação sexual.

“Homens e mulheres podem tomar a iniciativa de usar o preservativo, que protege contra todas as ISTs e ainda reduz o risco de gravidez não planejada. Também disponibilizamos gel lubrificante, que diminui o atrito e reduz a chance de rompimento da camisinha. Não é necessário apresentar documento e não há limite de quantidade”, explicou a gestora.

A distribuição de preservativos faz parte da chamada Prevenção Combinada, estratégia que reúne diferentes métodos de proteção, como a vacinação contra hepatite B e a oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV.

Advertisement

A vacina contra hepatite B está disponível nas salas de vacina das unidades da rede municipal para pessoas que ainda não foram imunizadas. Já a PrEP é ofertada em 15 unidades de saúde e consiste no uso diário de medicamentos antes da relação sexual, reduzindo significativamente o risco de infecção pelo HIV.

A PEP, disponível em 11 unidades, é indicada em situações de emergência, como relações sem preservativo ou rompimento da camisinha. O tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após a possível exposição ao vírus.

“A PEP é uma medida de urgência baseada no uso de medicamentos antirretrovirais, fundamentais para reduzir o risco de infecção pelo HIV”, destacou Thayná.

Como parte da Prevenção Combinada, a Semsa também orienta a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, disponíveis em cerca de 200 unidades de saúde. O exame é feito a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo, com resultado em até 30 minutos, fortalecendo o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.

“O HIV ainda não tem cura, mas tem tratamento. Quando diagnosticado precocemente, a pessoa pode ter qualidade de vida e, com o tratamento adequado, deixa de transmitir o vírus”, enfatizou.

A gestora reforçou que os métodos de prevenção podem ser utilizados de forma combinada, lembrando que PrEP e PEP previnem o HIV e que há vacina contra hepatite B, mas que outras ISTs, como sífilis e hepatite C, não possuem vacina ou profilaxia.

“Por isso, o uso do preservativo é fundamental, assim como a realização de testes e o tratamento precoce. Em caso de dúvidas, a população deve procurar uma unidade de saúde para se informar e curtir o Carnaval com mais segurança e responsabilidade”, orientou.

Advertisement

A lista das unidades de saúde que ofertam PrEP, PEP e salas de vacinação está disponível no site da Semsa: www.manaus.am.gov.br/semsa/.

Deixe seu comentário aqui embaixo

Youtube – No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Canal Youtube No Amazonas é Assim

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Lendas Amazônicas, Lendas Urbanas e Lendas Folclóricas

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações