Manaus
Prefeitura de Manaus investe em capacitação técnica com sistemas de geoinformação do IBGE

Publicado
3 meses atrásem
Por
Juliana Aguirre
Equipes técnicas da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), participam de capacitação e treinamento em geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) e sistemas como o de Planejamento da Base Territorial (Sismap) e de Informações Geográficas da Base Territorial (SIGBT), realizado na sede da superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Amazonas (IBGE-AM). Os treinamentos seguem até o final do mês de janeiro.

Fotos – Divulgação / Implurb e IBGE
As diretorias de Planejamento Urbano (DPLA) e de Operações (Diop), que trata do licenciamento do sistema urbanístico da capital, estão participando do treinamento, recebendo ainda noções de gerenciamento em temáticas da Base Territorial.
A capacitação é coordenada pelo responsável pelo Cadastro Nacional de Endereços (Cnefe) do IBGE, David Benarros, e o curso visa ainda ampliar as informações, permitindo aos usuários manipulação, análise e interpretação de dados cartográficos, assim como administração de dados alfanuméricos e geográficos.
Conforme o cronograma do treinamento, os participantes estudam “Introdução à Cartografia”, “Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG)”, “Sensoriamento Remoto”, “Introdução ao QGIs” e “Sismap” e “SIGBT”.
Para o gerente de Informação e Geoprocessamento (GIG) do Implurb, Luiz Albuquerque, o curso é uma oportunidade ímpar de conhecer mais da ferramenta que é o QGIS, numa carga horária de 40 horas, dividido em quatro módulos. “Estamos agregando informações necessárias para melhorar nossa atuação no desenvolvimento da cidade, usando as ferramentas como soluções e aliadas no dia a dia, em um ambiente colaborativo. O sistema aumenta nossa carga de conhecimento com relação a banco de dados, coordenadas, topografia, cartografia, enfim, informações digitais que vão se somar à aplicação nas nossas rotinas”, completou Luiz.

Fotos – Divulgação / Implurb e IBGE
Patrimônio
A gerente de Patrimônio Histórico (GPH), arquiteta e urbanista Landa Bernardo, lembrou que o QGIS é um software livre, com código fonte aberto, sendo uma multiplataforma de informação com possibilidade de edição e análise de dados de georreferenciamento, permitindo aos usuários analisar e editar informações espaciais e compilar dados.
“Ele permite gerar mapas com várias camadas de conteúdo, usando diferentes projeções, e pode interagir com outras plataformas e extensões de arquivos que já são usados em análises junto ao Implurb. O IBGE já utiliza o programa desde os anos 2000 e a parceria neste treinamento, para o Implurb, vai ampliar ainda mais o conhecimento e capacitação da mão de obra, dando a oportunidade de conhecer e aplicar também esta plataforma nas nossas rotinas”, explicou a gerente.

Fotos – Divulgação / Implurb e IBGE
Você Poderá Gostar
Campanha antirrábica chega a comunidades ribeirinhas com meta de vacinar 500 animais
Obra emergencial com técnica de rip-rap reforça encosta do igarapé na zona Oeste
Prefeitura de Manaus abre inscrições para oficina gratuita sobre criação de portfólios culturais
Alunos da rede municipal recebem orientações sobre trânsito em ação do IMMU e Ufam
Prefeitura de Manaus alerta sobre golpes envolvendo programas habitacionais
Cratera em via do bairro Nossa Senhora das Graças é reparada em obra emergencial noturna da Prefeitura