Manaus
Prefeitura de Manaus oferece curso preparatório para concursos públicos a pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, na segunda-feira (19/1), a um curso preparatório social para concursos públicos voltado a pessoas em situação de rua e beneficiários dos programas “Passaporte Social” e “Acesso à Cidadania”.

Fotos – Diego Lima/Semasc
A iniciativa integra o programa “Prosperar Manaus” e tem como objetivo ampliar o acesso à educação, promover a inclusão social e criar oportunidades concretas de qualificação para o ingresso no serviço público. Nesta primeira turma, 30 alunos foram contemplados.
As aulas seguem até o dia 7 de março e estão sendo realizadas no Centro de Atendimento e Desenvolvimento Social (Cads), equipamento da rede municipal de proteção social que atua no fortalecimento de vínculos, na promoção da autonomia e no exercício da cidadania de pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a coordenadora do Cads, Nívia Abrahão, o projeto reforça o papel transformador da educação como instrumento de mudança social. “Acreditamos que o conhecimento liberta e transforma vidas. Inicialmente, seriam ofertadas 20 vagas, mas, diante da grande procura, ampliamos para 30. Nosso objetivo é alcançar quem mais precisa, seja para a aprovação em um concurso público ou para o ingresso em uma universidade”, destacou.
O professor de matemática do curso, Paulo Silva, ressaltou que a iniciativa contribui para garantir igualdade de oportunidades aos participantes. “Vou compartilhar tudo o que aprendi ao longo da minha trajetória para preparar esses alunos da melhor forma possível. A proposta é oferecer um conteúdo de qualidade, com uma metodologia acessível, para que eles possam disputar vagas em concursos e outras seleções em condições de igualdade, acreditando no próprio potencial e nas oportunidades que a educação proporciona”, afirmou.
Com a ação, a Prefeitura de Manaus reforça o compromisso com políticas públicas de inclusão, qualificação profissional e promoção da cidadania, ampliando as possibilidades de autonomia e ascensão social para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Fotos – Diego Lima/Semasc








