Manaus
Prefeitura e Ipem-AM alinham aferição de novos radares de trânsito em Manaus

Publicado
4 semanas atrásem
Por
Juliana Aguirre
Assegurar mais transparência na instalação dos radares e garantir a segurança de quem transita pelas vias da capital amazonense. Este foi o objetivo de uma reunião promovida, nesta segunda-feira, 14/4, entre representantes da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), e do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM). Durante o encontro, foi discutida a implantação de novos equipamentos, aferição e operação dos radares eletrônicos de controle de velocidade na capital.

Fotos – Karol Silva/IMMU
Atualmente, sete radares, também devidamente aferidos, estão em operação na avenida do Turismo, zona Oeste da cidade, e já provaram a eficiência para evitar acidentes de trânsito. Em 2024, a avenida do Turismo teve 19 vítimas fatais e, nos primeiros três meses deste ano, houve registro de uma vítima fatal na via.
Durante a reunião, foram apresentados os critérios técnicos utilizados para definir os locais prioritários para a instalação dos equipamentos, que consideram dados de engenharia de tráfego e registros de acidentes graves e fatais. O encontro também serviu para estabelecer o papel de cada órgão no processo e os protocolos de verificação obrigatórios antes da entrada em funcionamento dos radares.
A estimativa é de que 20 radares estejam instalados até junho. Antes da entrada em operação dos novos radares, a Prefeitura de Manaus irá comunicar a população sobre os novos equipamentos por meio da imprensa e de redes sociais. Até o final de 2025, o número total de radares na cidade deve chegar a 41 equipamentos em operação.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, reforçou que a medida segue diretrizes técnicas com foco na segurança da população.
“Estamos alinhados com os serviços para que a população se sinta segura a passar pelo equipamento e saber que foi feita a aferição daquele radar. Temos uma equipe de Engenharia de Trânsito que verifica os locais onde ocorrem mais sinistros fatais. É a partir desses estudos que são indicados os pontos de instalação dos radares, tanto de excesso de velocidade quanto de avanço de sinal vermelho”, afirmou.
Quanto ao radar em semáforo, o IMMU ressaltou que, ainda que a legislação não obrigue o aviso de existência de radares nesses pontos, o órgão municipal irá sinalizar os cruzamentos onde serão instalados a fiscalização eletrônica para coibir avanço de semáforo.
O diretor técnico do Ipem-AM, José Itamar de Souto, destacou a responsabilidade do órgão na fiscalização metrológica. “A nossa competência é a verificação periódica dos instrumentos e a aprovação de seus modelos. Independentemente de serem utilizados por órgãos municipais, estaduais ou federais, todos os radares precisam estar com o modelo aprovado e a verificação em dia para que estejam aptos ao uso”, explicou.
A Prefeitura de Manaus reitera que todas as ações estão voltadas à construção de um trânsito mais seguro e humano, com ações de engenharia, educação e fiscalização alinhadas à preservação de vidas.

Você Poderá Gostar
‘Maio Amarelo’: Manaus intensifica ações de segurança viária no conjunto Manoa
Manaus apresenta 10 experiências exitosas na 6ª Mostra “Amazonas, Aqui Tem SUS”
Professores da Prefeitura de Manaus recebem formação em robótica para aprimorar aulas
Prefeitura celebra Dia das Mães com shows gratuitos de José Augusto e Gilliard
Bosque da Ciência completa 30 anos e reforça papel no turismo sustentável de Manaus
Corrida da Mulher Amazônica altera trânsito na zona Centro-Sul no domingo, 11/5