Na manhã desta quinta-feira (11), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), participará do Seminário “A importância da Zona Franca de Manaus para o crescimento do país”, promovido em conjunto pelo jornal Correio Braziliense e a Academia Brasileira de Direito Tributário (ABDT), à partir das 9h no auditório do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília.
Josué Neto defenderá Zona Franca em Seminário no TCU em Brasília- Imagem: Divulgação
Para o presidente Josué Neto todos os esforços em defesa do Modelo Zona Franca de Manaus devem ser feitos pelos parlamentares da Amazônia Ocidental. “Este evento é mais uma oportunidade de mostrar as contribuições da ZFM para o Amazonas e para o restante do país. Não estamos falando de um simples modelo econômico. Estamos falando da base de sustento de quase 4 milhões de pessoas. Sem a ZFM é muito provável que não tenhamos a produção industrial que temos. Isso significa desemprego em massa, exploração da floresta e despovoamento do Amazonas. Não podemos abrir mão da ZFM e muito menos permitir que se prolonguem as ameaças a ela. Essas ameaças geram insegurança jurídica, fazem com que os investidores queiram sair daqui e afastam novas possibilidades de investimentos”, disse Josué.
O evento será dividido em três painéis de debate: “A ZFM e o crescimento da região amazônica”; “O papel da Suframa”; “O sistema de créditos na ZFM: O crédito negativo”. E terá a participação do Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), do Prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), do senador Eduardo Braga (MDB), e dos presidentes de entidades de classe da indústria no Amazonas, Wilson Périco (CIEAM) e Antônio Silva (FIEAM).
“Sabemos do compromisso do presidente Jair Bolsonaro em garantir ao Modelo Zona Franca de Manaus sua competitividade com a manutenção dos incentivos fiscais, mas acima de tudo, de dotar o país de condições comerciais propícias para receber mais investimentos”, afirmou o Neto.