O professor de história Nilton Leal Rodrigues morreu em um acidente de rabeta no município de Melgaço, no Marajó. Segundo informações divulgadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) nesta segunda-feira (14), no momento do acidente o professor estava entregando atividades para estudantes que estão sem aula por conta da pandemia de Covid-19.
Segundo o Sintepp, o acidente ocorreu na manhã de sábado (12), no rio Maparí. Nilson estava com outros professores realizando a entrega das tarefas na zona rural da cidade, quando a rabeta que transportava o grupo se chocou com outra embarcação. Ainda de acordo com informações do Sintepp, outra professora também ficou gravemente ferida no acidente.
Em nota publicada nas redes sociais, o Sintepp lamenta a morte do professor, mas alerta que a atividade realizada por Nilson no momento do acidente não deveria ser autorizada pelas escolas do município.
“Até quando profissionais da educação serão vítimas da inoperância das secretarias de educação? Professores e outros trabalhadores de escolas não devem fazer entrega das atividades remotas nas casas dos alunos, uma vez que não temos equipamentos de proteção, estrutura e treinamento”, critica a nota.