Repercussão negativa da Lei Antissacolas faz com que vereadores de Manaus ajustem projeto - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sexta, 22 de novembro de 2024

Política

Repercussão negativa da Lei Antissacolas faz com que vereadores de Manaus ajustem projeto

Publicado

no

Após a repercussão negativa da Lei Antissacolas, que proíbe, desde a última quinta-feira, a distribuição gratuita de sacolas de plástico pelos estabelecimentos comerciais, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu às pressas fazer um ‘remendo’ na regra, que deve ser aprovado na sessão desta terça-feira (5/10).

Costurado pelo líder do prefeito na Casa, vereador Marcelo Serafim (PSB), e assinado por outros 26 parlamentares, outro projeto libera a entrega de sacos biodegradáveis e a venda, pelo preço de custo, das sacolas plásticas por supermercados. A proposta isenta o comércios de pequeno porte da proibição nestes primeiros seis meses.

Marcelo Serafim

“Fica proibida a distribuição gratuita de sacolas plásticas comuns para os consumidores para o acondicionamento e transporte de mercadorias adquiridas em estabelecimentos comerciais que pertençam a redes de supermercados ou que possuam mais de 2000 metros quadrados de área construída, sendo permitida a distribuição gratuita de sacolas biodegradáveis e a venda, até o limite do preço de custo, das sacolas plásticas comuns”, diz o artigo primeiro.

A proposta, que tramita em regime de urgência e já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) determina que “todos os estabelecimentos, de qualquer porte, em um prazo de 180 dias, ficarão obrigados a utilizarem apenas sacolas biodegradáveis ou retornáveis”

“O interesse da lei sempre foi a preservação do meio ambiente. Manaus tem uma dívida histórica com o seu meio ambiente e a gente precisa rever toda essa situação. Praticamente toda totalidade dos países da Europa e da Ásia já cumprem essa lei. Hoje os Estados Unidos já utilizam as sacolas retornáveis. No Japão tudo é biodegradável e retornável. Aproveitadores e oportunistas ficam tentando discutir a revogação da lei. O que precisamos no momento de fazer o ajuste o que precisa ser feito com a celeridade que a população de Manaus espera da gente”, disse o vereador Marcelo Serafim.

O vereador fez crítica a colegas que votaram a favor da lei, mas foram para as redes sociais criticá-la. “Teve gente que votou a favor e foi para redes sociais para falar da lei. Mas essa lei foi aprovada por unanimidade. Se estava aqui, votou a favor. Se não votou foi porque não estava na plenária. Lugar de vereador é no parlamento. Tem muito salvador da pátria, muito moralista que a cadeira dele já tá pra criar árvore porque a pessoa nunca está aqui no parlamento”, disse o líder do governo.

Desde a última quinta-feira (30/9) passou a valer em Manaus a Lei 485/2021 que proíbe a distribuição gratuita de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. O projeto que criou a lei, de autoria da vereadora Glória Carrate (PL), foi aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) no dia 12 de abril deste ano. A matéria foi promulgada pelo Poder Legislativo por meio de publicação em seu Diário Eletrônico no dia 10 de maio após o prefeito David Almeida (Avante) se eximir da sanção.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações