Representantes da cultura amazonense participam da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 25 de maio de 2024

Amazonas

Representantes da cultura amazonense participam da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Publicado

no

O encontro simboliza o marco histórico da retomada do Ministério da Cultura, representado por comitês em 27 estados brasileiros.

Imagem: Divulgação

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, acompanhado de uma delegação formada por 45 representantes de diferentes segmentos culturais, participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília. Na segunda-feira (04/03), aconteceu a abertura do evento, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O encontro reúne personalidades e produtores culturais de todo Brasil e se estende até sexta-feira (08/03), com a proposta de discutir e pactuar uma política pública que atenda na sua plenitude, a cultura, em todo território nacional.

No decorrer da abertura, o público acompanhou manifestações artísticas plurais, que valorizam a originalidade cultural, a diversidade e a inclusão. O secretário estadual de cultura do Amazonas, Marcos Apolo, traçou expectativas positivas sobre o evento, após o hiato de uma década.

LEIA TAMBÉM  Governo do Amazonas já conta com 18 miniusinas em operação!

Ele destacou a reconstrução do Ministério da Cultura, seguido pelo ato democrático da 4ª CNC, de onde sairá o Plano Nacional de Cultura. “O governo Wilson Lima se faz presente aqui, principalmente, com esse processo de retomada do Sistema Estadual de Cultura, que permitiu que conseguíssemos criar toda a base para agora debater o Plano Nacional de Cultura e também levar o resultado disso para o nosso Plano Estadual de Cultura”, afirmou.

Em discurso, a titular do Conselho Nacional de Cultura, Dandara Tukano, citou a atuação dos conselheiros estaduais, tendo o Amazonas representado pelo conselheiro de Cultura Popular, Elson Rocha; na Cadeira Popular de Matriz Ibérica, Lucimar Bezerra e, na Cultura Afrodescendente, o Mestre Camaleão.

LEIA TAMBÉM  Casal se reconcilia durante audiência de pensão alimentícia, no Amazonas

O encontro seguiu com discursos aflorados sobre a necessidade de uma política pública cultural na esfera municipal, estadual e nacional. Em seu discurso, a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que a 4ª CNC representa a Copa do Brasil da Cultura, sem disputas, mas sim, a colaboração e escuta. Menezes ressaltou ações no ambiente cultural, como, a lei de aprovação do Sistema Nacional de Cultura e do Marco Regulatório do Fomento Cultural, para estabelecer as regras do fazer cultural.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu a mesma linha de pensamento da ministra, reforçando a importância da reestruturação da pasta e a disseminação da cultura, em todas as suas vertentes, entre a população brasileira.

Imagem: Divulgação

Agenda 4ª CNC- Como parte da programação da conferência, acontecem encontros nacionais setoriais e de gestores de cultura, nos quais são debatidos seis eixos temáticos relevantes para a democratização e inclusão cultural. São eles, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

LEIA TAMBÉM  Na abertura do ‘Muda Manaus’, Wilson Lima anuncia convocação de 796 bombeiros médicos

A conferência iniciou na segunda (04/03) e segue com programação gratuita até sexta-feira (08/03). O encontro reúne produtores culturais de todo o Brasil para discutir temas que estarão no Plano Nacional de Cultura.

Imagem: Divulgação

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações