Amazonas
Roberto Cidade destaca investimentos em saúde pública para aprimorar atendimento à população
Na manhã desta segunda-feira (26/1), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou da abertura da “Expo Saúde Amazonas: Tecnologia, Gestão e Resultados”, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus. Durante o evento, o parlamentar destacou a destinação de emendas parlamentares e os investimentos em tecnologia como estratégias fundamentais para melhorar os serviços públicos de saúde ofertados pelo Governo do Amazonas.
Roberto Cidade ressaltou a importância do portal “Saúde AM em Tempo Real”, que tem como objetivo ampliar a transparência e a eficiência da rede estadual de saúde. A plataforma funciona como um sistema de monitoramento hospitalar, reunindo dados atualizados em tempo real sobre atendimentos, indicadores epidemiológicos e o fluxo de pacientes nas unidades de saúde da capital.
“Ver o governo sair na frente de muitos estados é algo histórico para o Amazonas. Investir em tecnologia, especialmente na área da saúde, representa um avanço significativo. Essa plataforma vai orientar a população, principalmente em Manaus, no acesso aos serviços hospitalares. Vivemos em um estado com grandes desafios logísticos, e esse é mais um investimento no atendimento digital e uma entrega importante para a população”, afirmou o presidente da Aleam.

Fotos – Rodrigo Brelaz
Desde o início de seu mandato, Roberto Cidade já destinou mais de R$ 34 milhões em emendas parlamentares para a área da saúde, com investimentos aplicados em unidades da capital e do interior do Amazonas, inclusive durante o período da pandemia.
Por iniciativa do parlamentar, a Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou a obrigatoriedade de destinação de 50% das emendas impositivas dos deputados estaduais para a saúde. A medida possibilitou a ampliação de unidades e serviços em 61 municípios do Estado, que anteriormente enfrentavam dificuldades na obtenção de recursos para o setor.
“Seguirei cumprindo meu papel de garantir recursos para a saúde, buscando melhorar a qualidade de vida da população, especialmente do interior do Amazonas, que conheço de perto. Hoje, graças à nossa gestão, cada deputado pode destinar metade de suas emendas para essa área, recursos essenciais para quem está na ponta e depende do serviço público”, destacou Cidade.
Em dezembro de 2025, o presidente da Aleam também acelerou a tramitação de um projeto aprovado pelo Parlamento que assegura o repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para a área da saúde de 61 prefeituras. A proposta foi aprovada por meio de Mensagem Governamental e incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
Organização da rede
Durante coletiva de imprensa, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), afirmou que os investimentos em tecnologia foram decisivos para solucionar a desorganização encontrada na rede estadual de saúde ao assumir o governo, em 2019.
“O principal desafio era organizar a rede, que estava totalmente desestruturada, com processos arcaicos, baseados em papel, perda de informações e repetição de procedimentos. Era necessário modernizar os fluxos, implantar novas metodologias e equipamentos para agilizar o atendimento. Outro gargalo era reduzir a distância no atendimento às populações do interior, o que foi possível com a telessaúde, o teleatendimento médico 24 horas e a implantação de UTIs”, explicou o governador, ressaltando que o portal estará disponível para órgãos de controle e para a sociedade.
A Expo Saúde Amazonas deve reunir mais de 2 mil pessoas, entre autoridades, profissionais da área e público em geral. A programação inclui palestras, workshops e mais de dez estandes temáticos que apresentam os avanços nas unidades hospitalares e nos serviços da rede estadual de saúde.

Fotos – Rodrigo Brelaz








