Curiosidades
Saiba tudo sobre a palmeira Huacrapona
Publicado
1 ano atrásno
A palmeira huacrapona é uma espécie de palmeira sul-americana que não é comumente cultivada em outras partes do mundo. A palmeira huacrapona é extremamente comum em sua área nativa e cumpre muitos papéis ecológicos. Não é apenas uma parte importante de suas florestas nativas, mas também uma fonte de material útil para a população local.
Se você mora em um clima quente e deseja cultivar uma dessas palmeiras únicas em casa ou apenas deseja aprender sobre plantas interessantes da floresta tropical, as informações deste guia serão úteis para você.
A seguir, falaremos não apenas sobre como cuidar de uma palmeira huacrapona, mas também como ela cresce e como os humanos e outros animais a utilizam.
Nome Botânico : Iriartea deltoidea
Nome Comum : Palma Huacrapona, palmeira palafita, palmeira pona, bombona
Luz solar : Sombra quando jovem, mais luz com a idade
Água : Muita água. O solo deve permanecer úmido.
Condições do Solo : Deve ser bem drenado. O alto teor de matéria orgânica é ideal e a cobertura morta é importante.
Amigável para iniciantes? Sim. Fácil de crescer.
Dentro de casa ou ao ar livre? Pode ser cultivada dentro de casa durante parte de sua vida útil. Eventualmente deve ser plantada ao ar livre.
O que é uma palmeira Huacrapona?
A palmeira Huacrapona vive em áreas como Nicarágua e Panamá, em uma ampla gama de países da América do Sul, incluindo Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela.
A palmeira huacrapona, ou Iriartea deltoidea, é uma palmeira verdadeira. Como todas as outras palmeiras verdadeiras, pertence à família Aracaceae. Embora pareça compartilhar seu gênero com outras espécies, suspeita-se que seja o único membro verdadeiro. É nativo da Nicarágua ao Panamá e em muitos países da América do Sul, incluindo Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. A palmeira huacrapona é muito comum no Equador e cresce praticamente em qualquer lugar onde haja vales úmidos e úmidos. Muitas vezes, essa espécie é tão abundante que representa a maioria das árvores de suas florestas nativas.
Cada planta produz um único tronco coberto por uma casca lisa e cinza claro. Embora sejam de crescimento lento, essas palmeiras formam grandes porções de suas copas nativas e podem atingir alturas elevadas de mais de 30 metros. Eles carregam entre 4 e 6 grandes folhas compostas em forma de pena que podem atingir até 15 pés de comprimento. Incrivelmente, toda a árvore é sustentada acima do solo por muitas raízes grossas e semelhantes a palafitas.
Como muitas outras palmeiras, as flores aparecem em pontos de crescimento ao longo do tronco. No caso da palmeira huacrapona, cada inflorescência é branco-creme e muito grande, crescendo entre 3 e 10 pés de comprimento total. Os ramos longos e semelhantes a dedos da inflorescência pendem em um cacho apertado e caído do pedúnculo. Muitas pequenas flores brancas crescem ao longo de cada dedo e eventualmente produzem uma abundância de frutos preto-arroxeados.
A palmeira huacrapona é colhida em toda a sua área nativa principalmente por seu tronco grosso. Uma vez cortado, o tronco pode ser dividido e descaroçado, e transformado em madeira para aplicação estrutural e pavimentação. As pessoas também os usam para criar canoas. A árvore é especialmente valiosa para esses fins, pois sua madeira é naturalmente resistente ao apodrecimento e pode durar muitos anos em condições úmidas e úmidas.
Os animais também fazem uso desta planta. Macacos, tucanos e morcegos comem frutas abundantes que aparecem ao longo de cada inflorescência. Depois que os frutos caem no chão, eles são uma fonte de alimento fácil para outros animais, como veados-catingueiros e queixadas. Por constituírem grandes porções das copas das florestas de sua área nativa, eles também são uma importante fonte de cobertura para pássaros e insetos. Eles também fornecem uma superfície de crescimento ideal para epífitas locais, como orquídeas, tillandsia e algumas samambaias.
Como cultivar uma palmeira Huacrapona
Essas palmeiras para iniciantes são fáceis de cultivar em casa, desde que você possa mantê-las aquecidas e dar-lhes bastante espaço. Por serem árvores de dossel tropical, não toleram temperaturas congelantes. E embora possam começar pequenos, eles podem se tornar enormes e fazer o seu melhor ao ar livre. Se você deseja manter a palma da mão dentro de casa por um período mais longo, alguns produtores recomendam permitir que a planta fique parcialmente enraizada antes de aumentar o tamanho do vaso. Isso retardará seu crescimento, mas não é bom para a saúde da planta.
Ao cultivar qualquer planta, é melhor imitar suas condições naturais o mais próximo possível. As diretrizes abaixo lhe darão um bom começo e o ajudarão a garantir que sua planta tenha o que precisa para ter a melhor aparência.
Luz solar
As necessidades de iluminação desta planta podem variar. No início de sua vida, as palmeiras huacrapona selvagens podem sobreviver sob a sombra de suas plantas-mãe. Eles podem se concentrar no crescimento de troncos mais grossos em vez de mais altos em condições de sombra. À medida que envelhecem e atingem níveis mais altos do dossel, eles podem acessar melhor a luz solar.
Se você estiver cultivando sua jovem palmeira huacrapona dentro de casa, ela se sairá bem com iluminação indireta. Depois de vários anos, você provavelmente precisará plantá-la do lado de fora, onde possa receber mais luz solar. Ao ar livre, certifique-se de plantar sua palma em uma área onde ela possa espalhar seu amplo sistema radicular e crescer até sua altura madura. Lembre-se: mesmo que demore muitos anos, sua palma acabará ficando muito alta.
Água
Em seu habitat nativo na floresta tropical, as palmeiras huacrapona recebem muita água. A sombra da copa e a grande quantidade de matéria orgânica que cobre o solo garantem que seu solo permaneça úmido por longos períodos. Você vai querer replicar essas condições em casa. Monitore o solo da sua planta e certifique-se de que ele permaneça úmido, mas não encharcado. O solo supersaturado impede a oxigenação das raízes, enfraquecendo sua planta e criando condições propícias para o apodrecimento das raízes.
Condições do solo
Os solos da floresta tropical são muito biologicamente ativos. Eles tendem a ser soltos e bem drenados também. Talvez contraintuitivamente, os solos da floresta tropical são frequentemente muito baixos no conteúdo geral de nutrientes. O grande volume de chuva que ocorre nessas florestas leva rapidamente os nutrientes, e a incrível massa de micróbios e vegetação rapidamente reabsorve os que permanecem.
Dito isto, a palmeira huacrapona não é exigente quanto às condições do solo, desde que seja solta e bem drenada. As palmeiras cultivadas em recipientes, dentro ou fora de casa, se darão bem em qualquer mistura média de vasos. Se você estiver plantando a palma no solo, certifique-se de afrouxar o solo ao redor da área de plantio e incorporar matéria orgânica.
Não importa onde você esteja cultivando sua palma, certifique-se de sempre cobrir o solo com uma camada de cobertura morta. Isso manterá o solo da sua planta fresco e aumentará o tempo que ela pode reter a umidade. Não só isso, mas também ajuda a promover as comunidades microbianas que são vitais para a saúde das plantas e do solo.
Pragas e Doenças
Rhynchophorus ferrugineus também conhecido como escaravelho vermelho, escaravelho asiático ou gorgulho sago
Embora as pragas geralmente tenham como alvo plantas doentes ou vulneráveis, mesmo as saudáveis podem sofrer com a infestação. Você deve ficar atento às seguintes pragas e tomar as medidas necessárias para evitar que os insetos se espalhem. No caso de infestações de gorgulhos, você provavelmente precisará remover e descartar toda a árvore.
Gorgulho vermelho da palmeira (Rhynchophorus ferrugineus)
O gorgulho vermelho da palmeira é uma praga de insetos não nativa incrivelmente agressiva e bem-sucedida que se alimenta da palmeira huacrapona. O inseto é nativo do sudeste da Ásia, mas se espalhou pelo mundo devido ao comércio de palmeiras vivas. Eles atacam o principal local de crescimento do tronco e podem danificar gravemente ou matar sua palma.
Embora sejam grandes e possam ter cores vibrantes, podem passar despercebidos por longos períodos porque se alimentam e se reproduzem dentro do tronco da planta. Esteja atento ao aparecimento de pequenos túneis através da casca do tronco, especialmente se o crescimento de novas folhas parecer atrofiado ou danificado. Excrementos de insetos, ou resíduos, podem estar presentes em grandes quantidades nas bases das folhas. Infelizmente, quando os sintomas de infestação aparecem, provavelmente é tarde demais.
Bicudo-da-palmeira sul-americano (Rhynchophorus palmarum)
O gorgulho da palmeira sul-americano existe nos Estados Unidos, tanto no Texas quanto no sul da Califórnia. Ele ataca palmeiras como o gorgulho vermelho e pode danificar fatalmente uma palmeira em apenas algumas semanas. Infelizmente, é tarde demais quando esses insetos invadem completamente uma árvore o suficiente para causar sintomas. As palmeiras que abrigam essas pragas podem produzir um odor pungente de podridão causado pela morte interna do tecido. Se você notar ressecamento, amarelecimento ou deformação de novas folhas, peça a um arborista local para inspecionar sua árvore em busca de sinais de infestação ou doença.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Talvez você goste
-
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
-
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
-
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
-
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
-
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
-
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)