Brasil
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.630 em 2026, anuncia Simone Tebet
Durante audiência na Comissão Mista de Orçamento, no Senado Federal, nesta terça-feira (8), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou a projeção de um novo valor para o salário mínimo em 2026: R$ 1.630. Se confirmado, será o maior valor em termos reais dos últimos 50 anos.
A estimativa consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado ao Congresso Nacional em abril. O reajuste representa um aumento de 7,37% em relação ao valor atual, com um ganho real estimado em 2,5% acima da inflação.
“Trata-se de uma previsão oficial do governo federal e está dentro da nossa programação orçamentária”, afirmou Tebet durante a audiência.

Foto – Reprodução
O reajuste faz parte da política de valorização do salário mínimo retomada pela atual gestão federal, que prevê aumentos reais com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
A proposta ainda precisa ser analisada e aprovada pelo Congresso Nacional. O valor definitivo será definido na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, podendo passar por ajustes ao longo da tramitação legislativa.








