Publicado
1 mês atrásno
Por
Jussara Melo
O vereador eleito Sargento Salazar (PL), o candidato mais votado nas eleições de 2024 em Manaus, anunciou que irá contratar, em 2025, os policiais militares André Luiz Castilhos Campos e Rosivaldo de Souza Ferreira, que foram expulsos da Polícia Militar do Amazonas após serem envolvidos em um caso de tortura e tentativa de homicídio de um jovem de 14 anos, em 2010.
Os dois réus foram absolvidos em um júri popular em 2012, mas o caso segue em curso devido a recursos apresentados pelo Ministério Público. O caso ganhou repercussão nacional pois toda ação dos PMs foi filmada
No registro feito em um podcast, Salazar defendeu os ex-policiais e afirmou que todos os cinco PMs expulsos na época – André Luiz e Rosivaldo, Wesley Souza dos Santos, Marcos Teixeira de Lima e Alexandre de Souza – trabalharão em seu gabinete. “Eles trocaram tiros com bandidos, foram absolvidos, mas seguem há mais de 10 anos expulsos injustamente”, disse o vereador eleito.
O caso ganhou repercussão nacional em 2010, quando imagens fortes gravadas da abordagem violenta foram exibidas em rede nacional. As cenas mostram um dos policiais agredindo um adolescente e claramente atirando à queima-roupa no jovem.
A época o adolescente, que não tinha nenhum tipo de passagem pela polícia, havia ido visitar a namorada e passado em uma lan house, quando estava retornando para casa ele foi parado pela polícia. Nas imagens é possível ver o momento que o rapaz é agredido e alvejado na frente de um muro.
A época, a Polícia Militar afirmou que os agentes tentaram distorcer os fatos, alegando que teria sido um confronto. Embora tenham sido absolvidos no primeiro julgamento, realizado sob o comando do juiz Mauro Antony, o Ministério Público recorreu da decisão e conseguiu anular o júri em 2014. Desde então, o processo tem enfrentado uma série de apelações e não houve um segundo julgamento até outubro de 2024.
“…Situação muito triste que aconteceu com esses policiais, ninguém nunca procurou ajudá-los. Eu vou colocar os 5 no meu gabinete”.
Sargento Salazar criticou a forma como os policiais foram expulsos e prometeu reabilitar as carreiras dos colegas, contratando os PMs julgados por tortura e tentativa de homicídio do garoto de 14 anos, para trabalhar no próprio gabinete na Câmara Municipal. “Esses policiais foram deixados de lado pela instituição que deveriam proteger. Eu vou ajudá-los a recuperar sua dignidade”, declarou.
A declaração do recém eleito, Sargento Salazar, gerou debates nas redes sociais e reacendeu a discussão sobre o caso, que permanece sem solução definitiva mais de uma década após o crime.
Confira o próprio Salazar defendendo os colegas:
Saiba quem são os PM que Salazar prometeu vaga na Câmara Municipal de Manaus, acesse o link e assista o vídeo:
Relembre o caso:
Policiais são filmados torturando e atirando em jovem de 14 anos em Manaus, relembre o caso
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
David Almeida comemoru sua reeleição agradecendo a Deus e dedicando a vitória a sua mãe, dona Rosa Almeida
Posturado e calmo, David Almeida confirma 70 e destaca confiança no resultado das urnas
Prefeito de Todos: David Almeida coloca inclusão como prioridade em sua gestão
Valorização feminina: mais de 60% das secretarias da Prefeitura de Manaus são lideradas por mulheres
David Almeida mostra preparo e apresenta avanços na infraestrutura da Manaus em debate
David Almeida recebe apoio do setor de beleza e estética e promete mais incentivo ao empreendedorismo