Sassá lança projeto de Lei que proíbe o uso de caixas de papelão nas embalagens de pizzas - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, segunda, 28 de abril de 2025

Política

Sassá lança projeto de Lei que proíbe o uso de caixas de papelão nas embalagens de pizzas

Publicado

em

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) protocolou o Projeto de Lei n° 036/2019, que proíbe o uso de caixas de papelão sem o devido isolamento anti contaminação interno, nas embalagens de pizzas e alimentos afins, conforme a Resolução RDC nº 88, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O parlamentar defendeu a proposta durante o Pequeno Expediente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizado na quarta-feira (20/02).

“A acomodação direta de alimentos em caixa de papelão representa elevado risco à saúde pública. O objetivo é assegurar que os alimentos sejam embalados internamente por papel laminado ou vegetal, garantindo segurança e impedindo que as substâncias tóxicas do papelão contaminem a comida. Hoje é comum comprarmos pizzas, salgados, bolos, doces, peixe assado, entre outros, diretamente embalados na caixa de papelão”, justificou o parlamentar.

MANAUS, 20/02/2019 PLENÁRIO ADRIANO JORGE, CÂMARA DOS VEREADORES DE MANAUS. NO DESTAQUE VEREADOR SASSÁ DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PT) FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

MANAUS, 20/02/2019
PLENÁRIO ADRIANO JORGE, CÂMARA DOS VEREADORES DE MANAUS. NO DESTAQUE VEREADOR SASSÁ DA CONSTRUÇÃO CIVIL (PT)
FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM

Segundo Sassá, a proposta atende as determinações da Anvisa, que aponta elementos tóxicos na composição do papelão. A presença de umidade em embalagens de papel ou papelão propicia o desenvolvimento nos alimentos de muitos tipos de fungos nocivos à saúde.

A Portaria nº 177/99, alterada pela Resolução RDC nº 130/02, de 10 de maio de 2002 (Regulamento Técnico “Disposições Gerais Para Embalagens e Equipamentos Celulósicos em Contato com Alimentos” e seus Anexos), determina que embalagens destinadas a fins alimentícios não tenham contato direto entre papelão e alimento. Isto por que o contato direto dos alimentos com as embalagens, muito comum no sistema de delivery, potencializa o risco de aquisição de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s).

Penalidades

O projeto prevê advertência, multa de 20 UFMs (Unidade Fiscal do Município) por dia, além das sanções sanitárias já previstas ao estabelecimento que não cumprir a lei. A fiscalização ficará a cargos de órgãos municipais da vigilância sanitária. O projeto teve início de tramitação na CMM nesta quarta-feira (20/02) para análise e deliberação dos vereadores.

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Continue Reading
Advertisement Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações