Publicado
4 anos atrásno
A cidade de Tefé, distante 522 km, de Manaus receberá o repasse de R$ 89.064,24 do Ministério da Saúde por ter cumprido, em 2019, 12 metas do PQA-VS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde). O valor é equivalente ao porte populacional e ao desempenho em relação aos indicadores do programa, após o cumprimento de metas de vigilância no ano de 2019.
Dos 62 municípios do Amazonas, a Prefeitura de Tefé, administrada pelo Prefeito Normando Bessa de Sá foi a que mais cumpriu, com um total de 12 metas alcançadas, seguida pelas cidades de Humaitá, Parintins, Novo Airão e Carauari com 10 metas alcançadas, enquanto a cidade com o pior desempenho, ou seja, a que menos alcançou a meta foi a cidade de Tonantins, com apenas 3 metas alcançadas.
Entre as metas, os municípios devem ter 90% de registros de óbitos colocados no SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) até 60 dias após o mês da ocorrência, bem como o registro de nascidos vivos no Sinasc (Sistema de Informação de Nascidos Vivos).
Também devem priorizar a cobertura vacinal do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade (pentavalente – 3ª dose, poliomielite – 3ª dose, pneumocócica 10 valente – 2ª dose) e para crianças de 1 ano de idade (tríplice viral – 1ª dose).
Devem cumprir ainda, a meta de 80% de salas de vacina com alimentação mensal das doses de vacinas aplicadas e da movimentação mensal de imunobiológicos, no sistema oficial de informação do Programa Nacional de Imunizações de dados individualizados, por residência, dentre outras metas relacionadas às principais ações do campo de atuação da vigilância em saúde.
PQA-VS
O planejamento e monitoramento das ações de vigilância em saúde são parte das atividades de aperfeiçoamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Os Estados e municípios que fizeram adesão tiveram os resultados avaliados e agora receberão financiamento e apoio técnico para implementação de iniciativas que garantam melhoria das ações de vigilância em saúde.
Com o Programa são pactuados compromissos e definidas responsabilidades a serem assumidas pelas três esferas do governo (federal, estadual e municipal), além de reconhecer as boas práticas de gestão com repasse de recursos.
Confira a lista com as informações completa baixando o arquivo aqui.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Três hospitais do Amazonas são selecionados para projeto nacional de combate a infecções em UTIs
Plano de Contingência da seca no Amazonas é apresentado ao Ministério da Saúde
Telemedicina: Hospital Francisca Mendes inicia cirurgias cardíacas inovadoras
Ministério da Saúde sobe para R$ 1,5 bilhão os recursos para emergências no enfrentamento da Dengue
Representantes do Ministério da Saúde realizam visita ao Hospital Delphina em Manaus
Polícia Federal dá baculejo na casa de Bolsonaro e prende vários aliados. Há, ainda, 16 mandados de busca e apreensão!