Publicado
3 anos atrásno
No último final de semana um torcedor do São Raimundo viralizou nas redes sociais e virou caso de polícia após ele ostentar uma tatuagem maceta de uma águia considerada um dos símbolos do nazismo. Após toda a repercussão do caso, o jovem de 31 anos foi identificado e se apresentou ao 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro São Raimundo, zona Oeste, na manhã desta quarta-feira (20).
O rapaz que não teve o nome divulgado, se apresentou com a mãe os advogados e prestou esclarecimentos para o delegado Ivo Martins, titular do 5º DIP. Dentre os pontos abordados no esclarecimento, ele afirmou que fez a tatuagem quando tinha 21 anos, portanto, há dez anos e que não tinha intenção de promover incitação a prática nazista.
“Tivemos uma conversa aberta com a presença da genitora dele e dos advogados, e ele deu a versão dele. Disse que não tinha intenção quando tatuou, a cerca de dez anos atrás, de promover nenhum tipo de incitação ou de constrangimento, dessa prática nazista como foi amplamente divulgado”, disse o delegado durante entrevista a uma rede de TV local.
Ivo Martins ainda revelou que o torcedor está com uma atitude colaborativa e entregou o celular e o computador para as investigações. Como a primeira conversa foi para esclarecer os fatos, a próxima será o depoimento formal dele.
“Então, estamos apurando. Ele está com uma atitude bastante colaborativa, inclusive, já nos entregou o celular e o computador também vai ser arrecadado. Vamos checar todas essas informações de maneira técnica e, em seguida, ele será ouvido formalmente na presença dos advogados dele”, finalizou o delegado.
O nazismo, que teve como líder Adolf Hitler, tem na suástica seu principal e, logo, o mais conhecido símbolo.
Embora seja, muitas vezes, associado ao fascismo, eles são movimentos diferentes, de modo que a sua simbologia deve ser tratada de forma singular.
Suástica
Esse símbolo é também chamado de “cruz gamada” e, antes de ser utilizado pelos nazistas ele representava, universalmente, o Sol; nesse sentido, estava associado aos quatro pontos cardeais, aos quatro elementos, aos quatro ventos.
A suástica era considerada um símbolo religioso e foi encontrado em várias culturas, desde o período neolítico.
Durante a Segunda Guerra Mundial a suástica foi, todavia, o símbolo escolhido para fazer parte da bandeira do partido nazista. Alguns estudiosos defendem que a escolha leva em conta a intenção de utilizar o poder cósmico do mesmo, ao encontro da magia negra.
Águia
A águia é também símbolo do partido nazista. Essa águia foi escolhida pelo partido alemão pelo fato de ser um símbolo universal de poder, força, autoridade e vitória, atributos que vão ao encontro da ideologia de superioridade nazista.
SS
Essa é a abreviatura de Schutzstaffel, que significa “tropa de proteção” em português. Trata-se da organização paramilitar formada por Hitler, que inicialmente fazia apenas a sua guarda pessoal, mas que cresceu e foi responsável pelo holocausto.
88
Esse número representa a saudação nazista “Heil Hitler”, o mesmo que “Salve Hitler”, em português. A pronúncia do numeral oito, em inglês, se assemelha à pronúncia da letra H, também em inglês, de modo que “88” é o mesmo que “HH”, por sua vez, a sigla do conhecido cumprimento.
18
Outro número reconhecido como nazista é o 18, o que decorre da correspondência com as letras do alfabeto – a primeira A, de Adolf e a oitava H, de Hitler.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Estudante é retirado da UFABC, em Santo André-SP, após usar moletom com um ‘Sol Negro’, símbolo nazista.
Jovem que tinha tatuagem da águia nazista começa processo de cover-up para cobrir a tatuagem com outra
Torcedor amazonense ostenta tatuagem maceta de símbolo nazista durante partida em estádio
De novo? Torcedores de Fast e São Raimundo voltam a brigar em frente a estádio da Colina
Times de Futebol Amazonense