Publicado
7 meses atrásno
Por
Jussara MeloNos dias 31 de Julho e 1, 2 e 3 de agosto de 2024 acontecerá na cidade de Juruti, no Estado do Pará, o grande evento nortista Festival das Tribos Indígenas de Juruti, o Festribal, no Centro Cultural de Juruti, mais conhecido como Tribódromo!
O Festribal é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia e desde 2008 passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112. O festival também é reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti pela Lei Municipal nº 1.010/2011.
Todos os anos, as tribos Munduruku (vermelha e amarela) e Muirapinima (vermelha e azul) apresentam um duelo artístico com alegorias cênicas, dança e cantos indígenas.
O evento é uma celebração da cultura e dos costumes indígenas e também representa a luta dos povos da floresta por valorização e respeito. Por isso, ao longo dessas três décadas, o Festribal movimenta o turismo na região, recebendo turistas de todo Brasil. O festival possui um público de cerca de 5 mil pessoas.
O crescimento do Festribal o coloca como grande evento da região Norte, e caminha para se consolidar como um evento nacional: a maior celebração de cultura indígena do país por meio da dança e da tradição que ele carrega.
Em Juruti se chega de barco, portanto, as principais formas são :
Se você sair de Santarém – PA e quiser ir de carro para Juruti, você precisa embarcar o veículo em uma balsa que vai até a comunidade Aninduba e seguir pela rodovia translago até o município de Juruti.
Desde sua consagração como Patrimônio Cultural do Pará em 2008 e do Município de Juruti em 2011, o festival não apenas preserva, mas também exalta as práticas ancestrais e contemporâneas dos povos indígenas da região.
Tradicionalmente realizado no último fim de semana de julho, o festival é um vibrante espetáculo de música, artes cênicas, alegorias e danças. Inspirado pelo modo de vida caboclo, rituais indígenas, pescadores e produtores de farinha, o evento proporciona uma janela para as tradições profundamente enraizadas na Amazônia.
Ao longo dos anos, a competição entre as tribos Munduruku e Muirapinima tem sido acirrada, com vitórias alternadas e quatro empates registrados até agora. Cada apresentação é um testemunho vivo da herança cultural única de cada grupo, enquanto a comunidade se reúne para apreciar e honrar suas raízes comunitárias.
Em resposta aos desafios recentes, como a pandemia em 2020 e 2021, o festival adaptou-se temporariamente às transmissões ao vivo, garantindo que as tradições não fossem interrompidas, mesmo quando a competição entre as tribos foi suspensa. Este período destacou ainda mais a resiliência e a importância do Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti como um guardião essencial da identidade cultural local.
Assim, o festival não é apenas uma celebração de arte e cultura, mas também um símbolo de união e resistência, mantendo viva a história e os valores das comunidades indígenas da Amazônia para as gerações futuras.
Este ano, em homenagem ao festival, o fotógrafo paraense Alexandre Baena montou uma exposição itinerante denominada: “Juruti – Festival das Tribos”. A exposição já passou por Brasília-DF, e até o dia 21 deste mês estará em Porto Alegre-RS.
As fotografias selecionadas para a exposição, são uma imersão no festival das tribos. As lentes do fotógrafo capturaram a expressividade da cultura indígena nativa da cidade de Juruti.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Polícia prende no Pará suspeito de assassinar o Gari “Parazinho” em Manaus
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Vídeo mostra momento em que jovem escapa de sequestro na Cidade Nova
Festribal 2024: Mergulhe nas tradições Indígenas em São Gabriel da Cachoeira
Mulheres se embolam na briga por alecrim e ele filma tudo envergonhado
Homem agride esposa e acaba m0rt0 pelo irmão e o pai da esposa no Pará