Publicado
5 anos atrásno
Buscando soluções para auxiliar médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, ao lado das ações do Governo do Amazonas para combate à disseminação do novo coronavírus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deverá produzir ventiladores para respiração em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades de saúde do Estado durante a pandemia de Covid-19.
A iniciativa vem mobilizando professores, alunos, técnicos, anestesiologistas, intensivistas e gestores da UEA. O reitor da instituição, Cleinaldo Costa, anunciou na última semana que está sendo finalizado o protótipo de um ventilador utilizado para permitir a respiração de pacientes internados em UTIs.
A UEA também está produzindo um kit composto de protetor facial, avental em TNT (100% polietileno), capuz e par de propés perneiras até a altura dos joelhos, produzidos em materiais impermeáveis. O material está sendo fabricado em impressoras 3D, nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA) e por meio de terceirização.
“O objetivo é produzir, inicialmente, 16 mil aventais, capuzes e pares de propés caneleiras, em torno de mil unidades por dia. A UEA e o Governo do Amazonas planejam suprir, com esses EPIs, as equipes de saúde da capital e do interior, dentro do que for possível”.
Novidade – A UEA também deu inicío, nesta segunda-feira (30/03), a treinamentos por meio do Telessaúde. Serão aulas intensivas de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19, que serão direcionadas às equipes de saúde dos municípios do Amazonas.
De acordo com o reitor Cleinaldo Costa, a proposta é capacitar 300 médicos dos Sistema Único de Saúde (SUS) com treinamentos de intubação de vias aéreas e suporte avançado de vida no laboratório de Habilidades da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA).
“Estamos unidos e dispostos a ajudar a população do Amazonas, com o intuito de que iremos atravessar essa fase, salvar vidas e vencer a Covid-19. Agradecemos às instituições parceiras de primeira hora, que são muito importantes na pesquisa e desenvolvimento desses equipamentos de proteção individual (EPIs), entre elas, a Associação Amazonense do Ministério Público, o Ministério do Trabalho do Amazonas e Roraima, e o Hospital da Aeronáutica de Manaus”, finalizou o reitor.
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda Góes (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).
Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .
Alunos da UEA e da Fametro sofrem assaltos quase ao mesmo tempo na noite da última quinta-feira (16)
1a sala de aula do Brasil com sistema de esterilização por UV-C é inaugurada na UEA
Vestibular e SIS: UEA prorroga prazo da prova de Habilidades dos cursos de Dança e Teatro
Aleam realiza homenagem pelos 20 anos de atuação da UEA na educação do Amazonas
Presidente do Centro Acadêmico de Odontologia da UEA solicita que os alunos da UEA sejam vacinados da mesma forma que os alunos da UFAM
Para ajudar população, UEA oferece atendimento médico e psicológico on-line gratuitamente