UEA produzirá EPIs e respiradores para UTIs de unidades de saúde do Estado - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Amazonas

UEA produzirá EPIs e respiradores para UTIs de unidades de saúde do Estado

Publicado

no

Buscando soluções para auxiliar médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, ao lado das ações do Governo do Amazonas para combate à disseminação do novo coronavírus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deverá produzir ventiladores para respiração em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para unidades de saúde do Estado durante a pandemia de Covid-19.

Foto: Divulgação/UEA

A iniciativa vem mobilizando professores, alunos, técnicos, anestesiologistas, intensivistas e gestores da UEA. O reitor da instituição, Cleinaldo Costa, anunciou na última semana que está sendo finalizado o protótipo de um ventilador utilizado para permitir a respiração de pacientes internados em UTIs.

LEIA TAMBÉM  Vacina Amazonas : Estado já aplicou 4.200.351 doses de vacina contra Covid-19 até este sábado (09/10)

A UEA também está produzindo um kit composto de protetor facial, avental em TNT (100% polietileno), capuz e par de propés perneiras até a altura dos joelhos, produzidos em materiais impermeáveis. O material está sendo fabricado em impressoras 3D, nos laboratórios da Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA) e por meio de terceirização.

Foto: Divulgação/UEA

“O objetivo é produzir, inicialmente, 16 mil aventais, capuzes e pares de propés caneleiras, em torno de mil unidades por dia. A UEA e o Governo do Amazonas planejam suprir, com esses EPIs, as equipes de saúde da capital e do interior, dentro do que for possível”.

LEIA TAMBÉM  Defensoria requer da Vivo indenizações de até R$ 5,7 milhões por falhas na telefonia e internet no Baixo Amazonas

Novidade – A UEA também deu inicío, nesta segunda-feira (30/03), a treinamentos por meio do Telessaúde. Serão aulas intensivas de prevenção, diagnóstico e tratamento da Covid-19, que serão direcionadas às equipes de saúde dos municípios do Amazonas.

De acordo com o reitor Cleinaldo Costa, a proposta é capacitar 300 médicos dos Sistema Único de Saúde (SUS) com treinamentos de intubação de vias aéreas e suporte avançado de vida no laboratório de Habilidades da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA).

LEIA TAMBÉM  Dados atualizados da Covid-19, mostram que 96 pessoas se infectaram e 3 morreram no Amazonas nas últimas 24h

“Estamos unidos e dispostos a ajudar a população do Amazonas, com o intuito de que iremos atravessar essa fase, salvar vidas e vencer a Covid-19. Agradecemos às instituições parceiras de primeira hora, que são muito importantes na pesquisa e desenvolvimento desses equipamentos de proteção individual (EPIs), entre elas, a Associação Amazonense do Ministério Público, o Ministério do Trabalho do Amazonas e Roraima, e o Hospital da Aeronáutica de Manaus”, finalizou o reitor.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA): Cristina Magda Góes (99998-4230), Jacqueline Nascimento Costa (98262-5108) e Gerson Freitas (98181-1898).

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou criador de conteúdo para a internet, formado em Biotecnologia e Pós-graduado em Marketing Publicidade e Propaganda. Um amante da fotografia e aspirante de YouTuber. Me siga nas redes sociais: @tahan_almeida .

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações