Todo mundo tem comentado os inchaços das mãos do Rei Charles III, da Inglaterra, que assumiu a coroa após a morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II.
Vale lembrar que, em 2012, o próprio Charles, durante uma viagem para a Austrália, brincou sobre seus “dedos de salsicha”, uma condição que ele sofre há anos. Os médicos especulam que o inchaço pode ser acarretado por várias causas, como retenção de água ou simplesmente velhice (vale lembrar que Charles III tem 73 anos).
Ao jornal Daily Star, Gareth Nye, professor da Universidade de Chester, no Reino Unido, disse que o problema é chamado de edema, ou oedema. “O edema é uma condição em que o corpo começa a reter fluidos nos membros, normalmente nas pernas e tornozelos, mas também nos dedos, o que os faz inchar”, explicou.
Esta é uma situação mais comum em mulheres, por conta da presença do hormônio progesterona, mas pessoas mais velhas podem desenvolver a condição quando ficam muito tempo sentadas ou quando viajam para países de clima quente.
Mãos inchadas do Rei Charles III
Outras explicações para o problema do inchaço
Contudo, há outras possibilidades que talvez expliquem melhor o problema do inchaço nos dedos de Charles. Pode ser que o rei sofra de artrite, uma condição mais comum com pessoas acima de 60 anos, e que costuma acontecer também nas articulações dos dedos. A artrite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos das articulações do corpo. Em casos mais avançados, podem fazer até com que a articulação perca a sua função – caso, por exemplo, de não conseguir mais mover o joelho ou o quadril.
Outra explicação seria uma dieta rica em sal, causando a retenção de líquidos, ou uso de medicamentos específicos, como os indicados para pressão alta.
Embora haja muita especulação com tom humorístico (como os memes que comparam os dedos de Charles com salsicha), há também uma preocupação com a saúde do monarca. Isto se agrava por conta de conjecturas feitas em torno da aparência de Elizabeth II um pouco antes de morrer.
Em uma foto em que Elizabeth cumprimentava a nova primeira-ministra Liz Truss, muita gente comentou sobre sua mão com cor arroxeada, o que poderia indicar uma doença vascular periférica – o que significa que sua circulação sanguínea não estava funcionando bem, podendo indicar uma insuficiência cardíaca ou uma falência geral de órgãos.
Uma vez que pode haver rumores sobre uma condição de natureza genética, é de esperar que a imprensa continue a falar sobre as mãos de Charles nos próximos meses e avalie a possibilidade de ele sofrer de alguma doença não revelada.
Veja as principais explicações para o inchaço da mão do Rei Charles III