Nesta quinta-feira (6/7) o Vereador Fransuá (PV) foi absolvido pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), do processo que poderia levar o parlamentar à perda de mandato.
O Partido Verde, sigla do vereador, estava sendo acusado na ação 601652-82.2020.6.04.0001 de praticar fraude relacionada a utilização de candidaturas ‘laranjas’ na eleição de 2020.
Segundo a assessoria de Fransuá, a ação movida pelo candidato derrotado nas urnas Isaac Tayah alegava que o PV fraudou a cota feminina ao utilizar supostas candidatas laranjas. Se fosse comprovada a fraude o partido perderia os votos de todos os seus candidatos e consequentemente o vereador eleito Fransuá perderia o mandato.
Se fosse comprovada a fraude o partido perderia os votos de todos os seus candidatos e consequentemente o vereador eleito Fransuá perderia o mandato. No julgamento realizado hoje pelo pleno, os desembargadores entenderam, por um placar de 4 votos a 3, que não houve fraude na cota de gênero, e portanto, Fransuá não perderá o seu mandato.
Ao Blog do Hiel Levy, o vereador afirmou que confia na Justiça e que o resultado do TRE-AM foi justo. “A ação não é diretamente contra mim, é contra o meu partido. Mas, a pena aplicada ao partido que comprovadamente fraudou a cota de gênero é a perda de todos os votos dos candidatos do pleito, inclusive os votos dos eleitos. Essa ação específica ao meu partido não tem fundamento porque as mulheres que zeraram a votação no pleito passado declaram no próprio processo que desistiram, ou seja, não eram laranjas. É tão infundada essa ação que já ganhamos em primeira e segunda estância. Confio na justiça do meu estado e o resultado do pleno hoje foi justo”, declarou.
Vereador Fransua / Foto : Divulgação