Política
Vereadora Betinha de Borba afirma ser “a favor da violência contra a mulher” durante sessão plenária

Uma declaração feita pela vereadora Elizabeth Maciel, ou Betinha (Republicanos), durante sessão plenária da Câmara Municipal de Borba, município do Amazonas, distante 150 km de Manaus, causou revolta nas redes sociais. Na última segunda-feira (29/9), Betinha afirmou ser “a favor da violência contra a mulher, quando praticada pelo homem”. O vídeo do discurso da vereadora tem viralizado nas redes sociais chocando internautas que conseguem assistir ao pronunciamento da parlamentar.
Na ocasião, Betinha declarou apoiar a lei de proteção às mulheres, mas criticou aquelas que, segundo ela, “se beneficiam indevidamente” da legislação.
“Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra quando a mulher bate no homem. Tem mulher que merece apanhar, tem sim. Já presenciei caso em que a mulher se bate sozinha para condenar o homem”, disse a vereadora.
Fala de Betinha na Câmara de Borba
A fala ocorreu em defesa do colega parlamentar Pedro Paz (União Brasil), denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) após levantar o dedo durante uma discussão na tribuna. Betinha argumentou que o gesto de Pedro não foi ofensivo e fazia parte do “modo particular de se expressar”.
A vereadora ainda afirmou que pretende denunciar Jéssica à Comissão de Ética e garantiu que continuará defendendo o mandato de Pedro Paz.
“Quero dizer que eu estou aqui, e pode ter certeza que eu não vou cassar o seu mandato, pode ter certeza”, reforçou.
Repercussão
As declarações viralizaram nas redes sociais, causando indignação entre internautas e movimentos de defesa das mulheres. Muitos classificaram a postura da parlamentar como um retrocesso na luta contra a violência doméstica.
No registro da sessão plenária, Betinha defende com orgulho o próprio ponto de vista, e quando questionada por colegas indignados ela retruca: ” Tem mulher que merece apanhar sim”, quando questionada por colegas ela repete com ênfase ” Tem sim”.