Publicado
4 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Na tarde da última terça-feira (25), morreu na capital do Amazonas, o vidente Edson Glauber de Souza Coutinho, 49 anos, vidente que chegou a ter em torno de si uma associação que construiu monumentos em locais onde disse ter visto as aparições de Nossa Senhora do Rosário e da Paz, em Itapiranga (AM), há 250 quilômetros de Manaus.
Edson estava lutando contra um tumo maligno e chegou a fazer ainda quatro cirurgias no cérebro, em hospital particular de Manaus. “Chegou em coma e não resistiu”, disse uma fonte do hospital.
Edson afirmou que viu a primeira aparição em 1994.
A mãe, Maria do Carmo Carvalho de Souza Coutinho, também teria visto a santa, após isso, a cidade de Itapiranga se transformou no maior ponto de turismo religioso do Amazonas e onde a partir de então foi fundada a Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga (ARRPI), com a intenção de transformar a cidade em nova Lourdes (França) ou Fátima (Portugal), locais onde teriam ocorrido outras aparições da virgem.
Dom Carillo Gritti, então bispo de Itacoatiara, não só apoiou Edson e a família, como acompanhou o vidente a Roma. Depois que ele faleceu, dia 09/06/2016, a postura da Igreja Católica mudou radicalmente e o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, recomendou expressamente que os fiéis abandonassem as peregrinações à Itapiranga.
Obras
A família de Edson, com o pai Protogenes Gabriel da Costa Coutinho à frente, moveu ação contra a Prelazia de Itacoatiara e chegou a exigir uma indenização de R$ 1 milhão, alegando “quebra de contrato de Dom Carillo”, o que gerou a interrupção da construção de um grande santuário na cidade. O terreno onde o santuário seria construído, justamente nos locais onde ocorreram as visões, foi doado à Prelazia. Em troca, a Igreja Católica construiria o santuário. “… enquanto seu imóvel servia a Prelazia eram considerados idôneos, e, após apropriarem-se do bem, passaram a ser massacrados nas mídias internacionais e redes sociais, inclusive chamados de ‘O demônio e seus discípulos’”.
Abandono
Com a Igreja católica jogando contra o turismo religioso, a cidade de Itapiranga acabou perdendo os peregrinos e acabou definhando a ponto de ter quase desaparecido. A ARRPI ainda chegou a construir edificações nos pontos onde as visões teriam ocorrido, a Capela do Seringueiro, Árvore, Cruzeiro e Fonte.
Edson, segundo a fonte do portal, teria outras doenças, além do câncer, mas nada de Covid-19, como chegou a ser cogitado.
“Conversei muito com ele. Indaguei o que ele achava de os videntes de Nossa Senhora terem morrido muito cedo. Ele me disse: ‘O dia da minha morte será o dia mais lindo da minha vida’. Entre as previsões que fez está o de que Itapiranga se transformaria. Seria um lugar tão grande quanto Fátima e Lourdes”, disse o deputado estadual Tony Medeiros, que o ajudou a conseguir tratamento, até o falecimento, ocorrido esta terça (25/05).
Edson Glauber de Souza Coutinho
Edson Glauber de Souza Coutinho era solteiro e exercia a profissão de Técnico de Artes Gráficas.
No ano de 1994 sua vida ganhou novos rumos quando começou à receber mensagens de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, segundo ele, em aparições quando rezava o Rosário com sua família.
Desde então a fama se espalhou e o município de Itapiranga no Amazonas, tornou-se um dos principais pontos turísticos religiosos do estado, recebendo fies de diversos lugares.
“Aquele que me ama e ama verdadeiramente meu Filho Jesus, vai abandonar a vida de pecado, porque o pecado filhos, destrói as suas almas. Se vocês querem um dia ir para o paraíso devem rezar muito, vivendo uma vida de oração e de conversão”. Umas das mensagens recebidas por Edson Coutinho de “Nossa Senhora” em (05 de abril de 2004).
Ainda não se tem informação se o corpo do Vidente de Nossa Senhora será levado para Itapiranga ou ficará em Manaus.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Marcelo da Civil tem candidatura à Prefeito de Itapiranga oficializada em Convenção Partidária
Polícia prende pai que estupr0v e engravidou a própria filha em Itapiranga, no Amazonas
Eneva leva para a Glocal Amazônia o debate sobre a transição energética sustentável e o desenvolvimento do interior
Audiência pública histórica reúne mais de 700 pessoas em Silves sobre o escoamento de gás natural do Campo de Azulão
Silvia Abravanel, filha de Silvio Santos, quer ajudar Rilary , a amazonense que tirou nota mil no ENEM
Aluna da Escola Estadual de Itapiranga tira nota máxima na redação do ENEM 2022!