Home Notícias Amazonas Vidente Edson, que via Nossa Senhora do Rosário e da Paz na cidade de Itapiranga, faleceu em Manaus

Vidente Edson, que via Nossa Senhora do Rosário e da Paz na cidade de Itapiranga, faleceu em Manaus

3 minutos lido
648

Na tarde da última terça-feira (25), morreu na capital do Amazonas, o vidente Edson Glauber de Souza Coutinho, 49 anos, vidente que chegou a ter em torno de si uma associação que construiu monumentos em locais onde disse ter visto as aparições de Nossa Senhora do Rosário e da Paz, em Itapiranga (AM), há  250 quilômetros de Manaus.

Edson estava lutando contra um tumo maligno e chegou a fazer ainda quatro cirurgias no cérebro, em hospital particular de Manaus. “Chegou em coma e não resistiu”, disse uma fonte do hospital.

Edson afirmou que viu a primeira aparição em 1994.

A mãe, Maria do Carmo Carvalho de Souza Coutinho, também teria visto a santa, após isso, a cidade de Itapiranga se transformou no maior ponto de turismo religioso do Amazonas e onde a partir de então foi fundada a Associação Rainha do Rosário e da Paz de Itapiranga (ARRPI), com a intenção de transformar a cidade em nova Lourdes (França) ou Fátima (Portugal), locais onde teriam ocorrido outras aparições da virgem.

Três Sagrados Corações / Edson Glauber

Dom Carillo Gritti, então bispo de Itacoatiara, não só apoiou Edson e a família, como acompanhou o vidente a Roma. Depois que ele faleceu, dia 09/06/2016, a postura da Igreja Católica mudou radicalmente e o arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, recomendou expressamente que os fiéis abandonassem as peregrinações à Itapiranga.

Edson Glauber de Souza Coutinho

Obras

A família de Edson, com o pai Protogenes Gabriel da Costa Coutinho à frente, moveu ação contra a Prelazia de Itacoatiara e chegou a exigir uma indenização de R$ 1 milhão, alegando “quebra de contrato de Dom Carillo”, o que gerou a interrupção da construção de um grande santuário na cidade. O terreno onde o santuário seria construído, justamente nos locais onde ocorreram as visões, foi doado à Prelazia. Em troca, a Igreja Católica construiria o santuário. “… enquanto seu imóvel servia a Prelazia eram considerados idôneos, e, após apropriarem-se do bem, passaram a ser massacrados nas mídias internacionais e redes sociais, inclusive chamados de ‘O demônio e seus discípulos’”.

Abandono

Com a Igreja católica jogando contra o turismo religioso, a cidade de Itapiranga acabou perdendo os peregrinos e acabou definhando a ponto de ter quase desaparecido. A ARRPI ainda chegou a construir edificações nos pontos onde as visões teriam ocorrido, a Capela do Seringueiro, Árvore, Cruzeiro e Fonte.

Edson, segundo a fonte do portal, teria outras doenças, além do câncer, mas nada de Covid-19, como chegou a ser cogitado.

“Conversei muito com ele. Indaguei o que ele achava de os videntes de Nossa Senhora terem morrido muito cedo. Ele me disse: ‘O dia da minha morte será o dia mais lindo da minha vida’. Entre as previsões que fez está o de que Itapiranga se transformaria. Seria um lugar tão grande quanto Fátima e Lourdes”, disse o deputado estadual Tony Medeiros, que o ajudou a conseguir tratamento, até o falecimento, ocorrido esta terça (25/05).

Edson Glauber de Souza Coutinho

Edson Glauber de Souza Coutinho

Edson Glauber de Souza Coutinho era solteiro e exercia a profissão de Técnico de Artes Gráficas.

No ano de 1994 sua vida ganhou novos rumos quando começou à receber mensagens de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, segundo ele, em aparições quando rezava o Rosário com sua família.

Desde então a fama se espalhou e o município de Itapiranga no Amazonas, tornou-se um dos principais pontos turísticos religiosos do estado, recebendo fies de diversos lugares.

“Aquele que me ama e ama verdadeiramente meu Filho Jesus, vai abandonar a vida de pecado, porque o pecado filhos, destrói as suas almas. Se vocês querem um dia ir para o paraíso devem rezar muito, vivendo uma vida de oração e de conversão”. Umas das mensagens recebidas por Edson Coutinho de “Nossa Senhora” em (05 de abril de 2004).

Ainda não se tem informação se o corpo do Vidente de Nossa Senhora será levado para Itapiranga ou ficará em Manaus.

Edson Glauber de Souza Coutinho
Comentários com Facebook
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Jussara Melo
Carregar Mais Em Amazonas

Leia Também

Alunos Ouvidores são empossados pela Ouvidoria do TCE-AM

Seguindo todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19, a Ouvidoria do Tribu…