Publicado
5 anos atrásno
O Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas e o Ibama realizaram em conjunto, na última sexta-feira (13/12), a devolução à natureza de 12 animais silvestres que foram recapturados, este ano, durante ações do Batalhão em Manaus. Os bichos foram reintroduzidos em área de mata fechada no município de Presidente Figueiredo.
A ação é fruto de uma parceria entre o Batalhão Ambiental e o Ibama que visa ampliar o resgate de animais, bem como o seu retorno em boas condições ao meio ambiente. Entre os bichos devolvidos estão 10 macacos-prego, um macaco-parauacu e um gavião-carijó.
Dos 12 animais, oito foram resgatados e quatro devolvidos de forma voluntária por pessoas que os mantinham em ambiente doméstico.
“A gente está fazendo a devolução deles ao habitat natural, de onde foram retirados. São animais que ficaram submetidos a situações de estresse, sob a guarda de pessoas que não tinham condição nenhuma de criá-los, haja em vista, ainda, são animais silvestres”, afirmou o capitão do Batalhão Ambiental da PM, Daivison Soeiro.
Após resgatados em ações policiais, ou recebidos em devolução voluntária por criadores, os animais são direcionados para o Centro Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. Lá, eles são avaliados por veterinários, passam por cuidados médicos e, depois, se estiverem em condições adequadas, são libertos na natureza.
O médico veterinário do Centro Triagem, Jefferson Torquato, a reintrodução é uma maneira de ajudar as espécies a aumentarem suas populações na selva. “A gente está agregando nesse ambiente silvestre um bando (de macacos), porque os que haviam aqui foram diminuídos, segundo um estudo”, afirmou.
A maior parte dos animais que chegam ao Ibama para tratamento especializado são trazidos pelo Batalhão da PM. “A gente tem essa parceria muito bacana com o Batalhão de Polícia Ambiental, porque 90% dos casos que chegam lá, no Cetas, é do Batalhão de Polícia Ambiental, que traz animais de resgates, animais de apreensão e animais de entrega voluntária. Essa parceria com o Ibama só tem a crescer, porque a gente sabe que tem que cuidar da na nossa fauna e flora”, disse Torquato.
Denúncias – Para fazer denúncias ou, ainda, devolver um animal silvestre, o cidadão pode entrar em contato com o Batalhão Ambiental através do Linha Direta (92) 98842-2147. Com o Ibama, o contato da “Linha Verde” é o 0800 61 8080.
Confira o vídeo :
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Casal é flagrado por policiais enquanto mantinha relações sexuais na orla do Urubuí, em Presidente Figueiredo
A polícia apreende cestas básicas que seriam utilizadas para a compra de votos em Presidente Figueiredo
Rinha de Galo: Polícia Ambiental prende cinco pessoas em Manaus por maus-tratos
Blitz TCE realiza inspeção em Presidente Figueiredo para avaliar aplicação de recursos públicos
Vídeo: Corredeira do Urubuí é inundada de lama e choca moradores de Presidente Figueiredo
Assassina de venezuelana postou selfie com roupa da vítima momentos antes de ser presa