Publicado
3 horas atrásno
Por
Jussara MeloNa tarde deste sábado (1º/2), as ruas de Recife se transformaram em um verdadeiro cenário de barbárie, por conta de uma confusão generalizada entre as torcidas do Sport e Santa Cruz . O confronto entre torcidas rivais aconteceu no entorno do estádio do Arruba, na zona Norte de Recife, onde seria sediada a partida entre os times pelo Campeonato Pernambucano. Horas antes do inicio do jogo, torcidas uniformizadas iniciaram uma série de depredações e espancamentos pelas ruas da capital de Pernambuco.
Diversos vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas aterrorizantes, que se assemelham a ações de terroristas. Os registros mostram torcedores armados com pedras, ferros, e paus realizando espancamentos, lançando bombas e depredando estabelecimentos comerciais.
Num dos vídeos é possível ver um homem sendo alcançado e espancado por torcedores do Santa Cruz, que chegam a tirar toda a roupa dele. A vítima foi identificada como sendo, João Vitor, presidente da torcida Jovem do Leão do Santa Cruz. Nas imagens é possível ver quando ele é atingido com diversos socos e chutes no corpo, por um grupo formado por mais de 10 homens. Um motociclista chega, se juntar ao grupo e joga a moto em cima de João Vitor que estava rendido e ensanguentado no chão.
Após ser brutalmente espancado, João Vitor é virado de lado e alguns integrantes do grupo de agressores o empala com uma barra de ferro no ânus. Toda a cena registrada em vídeo pelos próprios agressores, acontece a luz do dia, no meio de uma das avenidas mais movimentadas de Recife. Então. bombas lançadas pela policia dispersam os agressores, e João Vitor é socorrido e lavado para o Hospital da Restauração, onde permanece em estado grave. João teve o ânus dilacerado e apresenta graves ferimentos pelo corpo todo.
Outras imagens mostram correria, fumaça e sons de fogos de artifício na Rua Real da Torre, no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife. Supermercados e lojas da região foram saqueadas. Nos bairros da Madalena e da Encruzilhada estabelecimentos comerciais fecharam as portas. De acordo com o Hospital da Restauração (HR) 12 vítimas de agressão física deram entrada na unidade, até o meio da tarde.
Em comunicado à imprensa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) afirmou que está acompanhando o trabalho das forças de segurança, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). A gestora anunciou ainda que vai se reunir com representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público para tratar do caso.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), também se manifestou nas redes. “O que vimos hoje foram cenas criminosas no confronto entre vândalos que usam o futebol para praticar violência. É urgente a identificação e uma punição severa para esses delinquentes! Futebol não é isso”, afirmou.
Por volta das 14h30, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que o clássico Santa Cruz x Sport não seria cancelado. “Não faz sentido cancelar o jogo porque joga gasolina na fogueira. O jogo tem que acontecer para reduzir a violência”, afirmou Evandro. Então, mesmo com o dia marcado pela violência, o Santa Cruz venceu o Sport por 1 a 0 em um acirrado clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Pernambucano 2025. A partida foi realizada deste sábado (1) no Estádio do Arruda, em Recife, e contou com a presença de 27.506 torcedores.
No total, 14 pessoas foram detidas por violência, após incidentes nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena. Três pessoas foram autuadas na Delegacia de Paulista, município da Região Metropolitana do Recife, em flagrante delito por tentar invadir o Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira.
Na briga entre marginais que se dizem torcedores do Sport e do Santa Cruz, simplesmente ESTUPRARAM À LUZ DO DIA um dos torcedores que perdeu a briga. Não importa qual time seja, isso não pode acontecer.
Todos os vídeos no grupo , link nos comentários. pic.twitter.com/VOFVZyCFh4
— PRA CÁ NÃO VEIO OFICIAL (@Pracanaoveio1) February 1, 2025
João Vitor, Presidente da torcida jovem de Recife, é socorrido, e está no Hospital da Restauração em estado grave. Torcedores tricolores do Santa Cruz, o estupraram e dilaceraram seu ânus. Outro Presidente perdeu um olho no confronto com a gangue tricolor. pic.twitter.com/AvCyLgjoLA
— Caxias Alerta (@caxiasalerta1) February 1, 2025
Até a noite do sábado a confusão ainda não tinha acabado:
🚨briga continua nesse momento!
Mais vídeos continuam chegando no nosso direct de torcidas organizadas correndo, tumultuando e brigando em frente ao Mercado da Madalena! pic.twitter.com/FQdDNM8ci6
— Recife Ordinário (@recifeordinario) February 1, 2025
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: PM mata mototaxista por corrida de R$ 6,98
Micro-ônibus invade procissão e mata várias e fere outros tantos no Domingo de Páscoa. Veja o vídeo!
Homem vai de arrasta enquanto curtia dia de sol na praia. Vídeo +18
Mulher é agredida em restaurante após sair do banho por agressor que achava que ela era Mulher Trans. Confira vídeo!
Saiba quem é a corajosa que engravidou do Luva de Pedreiro e será a mãe do Cristiano Ronaldo Jr
Irmãos que lutavam contra câncer, morrem ao mesmo dia e no mesmo hospital