Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Civil do Amazonas desmantelou um esquema ilícito no Instituto Boneco de Porcelana, localizado no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus.
A operação, que contou com a participação de equipes de agentes, foi realizada após meses de investigação a respeito de atividades suspeitas no local.
Imagem: Divulgação
Agentes policiais chegaram no local e foram recepcionados de forma cautelosa e, após a apresentação dos mandados de busca e apreensão, iniciaram uma varredura nas dependências do Instituto.
A operação resultou na apreensão de documentos, equipamentos e materiais que apontavam para práticas ilegais, possivelmente relacionadas a fraudes e exploração indevida de recursos.
O responsável pelo Instituto, Kleverson Cândido da Silva, é acusado de enganar pessoas em situação de vulnerabilidade social com a promessa do benefícios em programas sociais de habitação. De acordo com informações das vítimas, o suspeito cobrava valores entre R$ 800 e R$ 2,5 mil para “agilizar” processos de inscrições e até estipulava um prazo de entrega da casa própria.
Na ocasião, a polícia civil cumpriu mandados de busca e apreensão no prédio, onde equipamentos e papéis foram recolhidos e devem auxiliar a polícia na identificação do esquema criminoso.
Algumas das vítimas foram até a delegacia, onde realizaram o Boletim de Ocorrência e prestaram depoimentos. A investigação está sendo conduzida pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd).