Publicado
1 ano atrásno
E ontem desembarcou em Manaus o avião presidencial trazendo uma comitiva do Governo Federal. A comitiva estava composta pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e nada mais nada menos que 5 ministros de Estado! Dentre os ministros que vieram ver de perto a crise que assola o Amazonas, estavam as ministras: Marina Silva,do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a ministra Sônia Guajajara do Ministério dos Povos Indígenas e os ministros Waldez Góes, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o ministro Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos e também o ministro Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
A comitiva foi composta no total por 11 pessoas e esteve em Manaus e nas comunidades rurais para acompanhar de perto os efeitos da estiagem severa que está afetando o Amazonas e claro buscar soluções para minimizar os impactos da seca no estado.
A comitiva foi acompanhada pelo Governador do Amazonas Wilson Lima, pelo Prefeito de Manaus David Almeida e alguns deputados federais e estaduais. Alckimin e os ministros estiveram no Porto de Manaus onde viram a régua histórica de medição do nível do rio Negro completamente exposta, mostrando o caos que está no local.
O grupo também foi na comunidade do Catalão, área ribeirinha de Iranduba, que é uma área composta de flutuantes e também está sendo severamente afetado pela seca. O Governador Wilson Lima aproveitou a oportunidade para entregar à comunidade local um purificar do projeto Água Boa, para garantir que essas pessoas tenham acesso a água potável. O Governo Federal gostou bastante da iniciativa e se comprometeu em ampliar esse projeto por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Basicamente os pedidos do Governo Estadual ao Governo Federal foram 3 pontos : O primeiro ponto foi relacionado à necessidade de ajudar nossos irmãos que tem dificuldades de conseguir alimentos; Já o segundo ponto foi relacionado à a dificuldade da atividade do transporte fluvial; e o terceiro ponto foi relacionado às queimadas, principalmente na região metropolitana de Manaus e no sul do Amazonas. Além disso o ponto mais pedido foi por ajuda humanitária, seja com cestas básicas e seja com água potável.
Já os pedidos do Governo Municipal ao Governo Federal foi para que sejam olhados principalmente os pescadores. O Prefeito David pediu ajuda para eles pois infelizmente estão isolados e sem conseguir pescar neste momento, além disso, ele fez um outro pedido que foi esse aqui:
Um outro momento muito aguardado foi sobre o assunto tabu “BR 319” e que o Governador durante coletiva disse que não poderia deixar de falar sobre esse assunto, até porque é fundamental para a nossa região e que isto nos faz uma falta enorme neste momento. O mano Wilson foi até aplaudido, dá uma olhada no vídeo na hora que ele jogou nos peito da Marina:
Alckmin sobrevoou áreas afetadas pela estiagem severa e após ver de perto o que nossa região está enfrentando, se comprometeu por meio do Governo Federal a liberar recursos para o enfrentamento da estiagem com as seguintes garantias:
E é isso, confesso pra vocês que dá um ar de esperança para nós amazonenses ao ver os três governos unidos para ajudar nosso povo. Esse é um dos momentos mais dificeis do nosso Estado e que bom que podemos contar com a ajuda do Governo Federal.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Prefeitura de Manaus inicia campanha do ‘Novembro Azul’ com foco no autocuidado e saúde integral do homem
Com apoio do programa ‘Manaus Olímpica’, equipe sub-16 de basquete é campeã invicta em Roraima
Atleta amazonense brilha em campeonato nacional com apoio da Prefeitura de Manaus
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
David Almeida garante Pitaia na merenda escolar, pois fortalece a agricultura e a educação em Manaus
David Almeida e Renato Junior anunciam construção de Hospital Dia e Cidade do Autista no primeiro ano de mandato