Publicado
7 anos atrásno
Por
Romário VieiraA Escola Estadual Frei Mário Sabino, localizada no município de Pauini, no Amazonas, foi interditada pela vigilância sanitária devido as péssimas condições de manutenção de suas estruturas e da parte elétrica e hidráulica.
Em setembro do ano passado a vigilância sanitária fez uma vistoria na instituição pública onde constatou que os banheiros estavam sem torneiras e sem água, não apresentando nenhuma condição de uso pelos 900 adolescentes que estudam naquela escola. Além disso o local utilizado para a confecção de merendas não assegurava os padrões de higiene.
Constatou-se também a utilização de copos coletivos pendurado por uma corrente e sem nenhum tipo de higienização.
A vigilância sanitária também notificou o uso do pátio externo da escola como depósito de lixo. Outra constatação foi a que os aparelhos de refrigeração das salas de aulas não apresentaram condições adequadas de uso por falta de manutenção. Algumas salas de aulas estão com goteiras e infiltrações nas paredes.
Segundo a vigilância sanitária esses problemas colocam em risco a saúde e a integridade física de toda a comunidade escolar.
Antes da interdição a direção da Escola foi notificada três vezes pela vigilância sanitária e não adotou nenhuma medida para resolver os problemas detectados.
Procurada por várias vezes a diretora da escola não encontrou tempo em sua agenda para esclarecer a situação a essa reportagem.
Em nota de esclarecimento a coordenadoria regional de educação em Pauini afirma que o assunto já foi encaminhado ao setor responsável pela manutenção das escolas estaduais da secretaria de educação. Segundo o coordenador regional de edução em Pauini, a culpa dos problemas é dos próprios alunos e não só do tempo de uso. Segundo ele os próprios discentes “trazem consigo a cultura de dano ao patrimônio público”. Também afirma que a APMC da Escola está com os recursos bloqueados o que impossibilita qualquer tipo de movimentação financeira para o custeio dos reparos necessários.
De acordo com a vigilância sanitária o que falta mesmo é vontade aos gestores posto que a solução dos problemas constatados vêm se arrastando por muito tempo sem que nenhuma providência tenha sido tomada. A vigilância sanitária também constatou graves problemas em escolas da rede municipal como por exemplo, material de merenda sendo colocados no chão da Escola, falta de banheiros, forsas sépticas sem manutenção, dentre outros problemas.
Operação Brycon: Polícia prende trio com plantação de maconha avaliada em cerca de R$ 300 mil em Pauini
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
Fiscalização apreende mais de 21 toneladas de carne vencida na zona Norte
Esfriou tanto no último sábado que teve chuva de granizo em Pauini!
Inusitado : Balão de Internet do Google cai no meio da Floresta Amazônica, no interior Amazonas
Inscreva-se para o Fórum de Vigilância Sanitária: Inovações e Avanços nos Setores Público e Privado