Curiosidades Amazônicas
Wildlife Conservation Society e Avianca unem forças para prevenir o tráfico de vida silvestre na América Latina
Por meio dessa aliança, a Avianca fortalecerá suas ações de prevenção e detecção do tráfico de espécies silvestres

Publicado
2 anos atrásem

Avianca e a Wildlife Conservation Society (WCS) se unem para enfrentar o tráfico de vida silvestres após a assinatura de um acordo que fortalecerá as ações da companhia aérea em termos de prevenção e contemplará o conhecimento técnico da WCS e experiência no combate ao tráfico de vida silvestre.
Com o acordo, as equipes operacionais de carga e aeroportuárias da Avianca passarão por treinamento completo, que se concentrará em: detecção de espécimes silvestres (animais ou plantas, vivos ou mortos e/ou qualquer parte ou derivado), relatório às autoridades em caso de achados ilegais, implementação de acordos e compromissos internacionais para a prevenção do tráfico ilegal.
“Com esta aliança com a WCS, procuramos reforçar os nossos sistemas de atuação e prevenção do tráfico de animais silvestres através de ações de formação e sensibilização dos nossos quadros operacionais. Entendemos o enorme impacto desse crime na região e, por isso, queremos contribuir para a proteção de nossos ecossistemas hoje para ter um futuro amanhã”, afirmou Felipe Andrés Gómez Vivas, diretor de relações institucionais e sustentabilidade da Avianca.
A América Latina possui grande riqueza natural, abrigando três dos cinco países mais biodiversos do planeta. No entanto, enfrenta ameaças à sobrevivência de espécies como o comércio ilegal de animais silvestres. De acordo com o relatório feito pela WCS sobre a notícia dos confiscos de fauna realizados entre julho e dezembro de 2022, 1.617 animais vivos foram apreendidos na Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e áreas fronteiriças do Brasil. Essas apreensões incluíram operações em aeroportos como Bogotá e Leticia, na Colômbia, onde foram apreendidos 27 animais, principalmente répteis.
“Para a WCS, a assinatura deste convênio com a Avianca é de grande importância, pois fortalece as ações voltadas para a detecção e prevenção do tráfico de espécimes silvestres na modalidade associada ao transporte aéreo de passageiros e cargas, que transcende fronteiras. O envolvimento de empresas privadas nesta tarefa é essencial e a WCS contribuirá com toda a sua expertise técnica neste processo”, declarou Padu Franco, diretor da região Andes, Amazônia e Orinoco da WCS.
*Sobre a Avianca -* AVIANCA inclui Avianca -membro da Star Alliance-, LifeMiles e Avianca Cargo. No transporte de passageiros e com mais de 103 anos de operação contínua desde 1919, a Avianca é a companhia aérea líder na Colômbia, Equador e América Central e possui uma das maiores operações aéreas da América Latina com 130 rotas, 3.800 voos semanais e uma frota de além de 130 aeronaves Airbus 320 e Boeing 787 Dreamliner, que conectam cerca de 70 destinos nas Américas e na Europa. Mais de 11,9 milhões de membros e 500 marcas parceiras fazem parte de seu programa de fidelidade, o LifeMiles, um dos maiores da região. No transporte de cargas, a Avianca Cargo é líder na região e é a principal operadora em diferentes mercados da América. Atende a mais de 70 destinos com uma frota de aviões cargueiros Airbus A330, somada à operação de barrigas em aviões de passageiros. A Avianca conta hoje com uma equipe de mais de 12.000 pessoas comprometidas em oferecer um serviço seguro, conveniente, acessível e amigável aos seus clientes. Mais informações em www.avianca.com.
Sobre Wildlife Conservation Society – A WCS é uma organização internacional sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a conservação da vida silvestre e das paisagens naturais por meio da geração e aplicação de conhecimento científico, promoção da conservação em nível internacional e educação. Até o momento, a WCS administra mais de 500 projetos de conservação, incluindo, entre outros, o combate ao tráfico de vida silvestre. A WCS opera em mais de 60 países e estabeleceu mais de 130 reservas e parques de vida silvestre em todo o mundo. Por isso, está entre as quatro principais ONGs do mundo dedicadas à conservação.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
Vale leva a Amazônia vista por dentro para o Web Summit no Rio
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Canhões da colonização portuguesa no Alto Solimões são encontrados após seca record!
Startup amazonense quer captar R$ 500 mil para ampliar serviços de logística na Amazônia!
Iniciativa de Conservação mobiliza comunidades ribeirinhas para proteger quelônios no Amazonas
Representante do BID no Brasil convida presidente da CNC para evento de sustentabilidade na Amazônia