Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara Melo
A Secretária Municipal de Saúde de Parintins informou a primeira morte causada pela monkeypox, a varíola dos macacos. A confirmação foi feita através de nota na tarde deste sábado (27).
Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, morador do município de Parintins. Ele era soropositivo com abandono de tratamento que apresentou febre, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores.
A vítima veio a veio a óbito após agravar sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado, em Manaus. A fonte de infecção ao vírus monkeypox ainda está em investigação epidemiológica.
Confira a nota:
CASO POSITIVO DE MONKEYPOX EM PARINTINS
A Secretaria Municipal de Saúde de Parintins – SEMSA, por intermédio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS PIN) da Coordenação de Vigilância em Saúde de Parintins, vem informar sobre 01 primeiro caso confirmado de Monkeypox (Varíola Símia), notificado e residente no município de Parintins.
O CIEVS-PIN informa que recebeu no dia (18.08.22), através do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD) FIOCRUZ – AMAZÔNIA que recebe amostra do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN AM), a confirmação diagnóstica para Monkeypox de um caso notificado no dia 12 agosto (exame laboratorial por PCR em Tempo-Real, com resultado DETECTÁVEL).
Trata-se de indivíduo do sexo masculino, residente do município de Parintins, soropositiva com abandono de tratamento que apresentou febre, adenomegalia, fraqueza, erupção cutânea sugestivas a Monkeypox na face, nos membros superiores e inferiores. Paciente veio a óbito devido ao agravo de sua condição, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Vieira Dourado. A provável fonte de infecção ao vírus monkeypox ainda está em investigação epidemiológica.
Conforme orientação do CIEVS Nacional, os casos estão sendo contabilizados pelo local de residência para os residentes no Brasil. Os casos que não residem no Brasil são contabilizados pela UF de notificação. Sendo assim, o município de Parintins passa a ter 01 caso confirmado.
Saliento que todo caso suspeito de Monkeypox no município deve ser notificado ao CIEVS Parintins através do e-mail: cievsmunparintins@gmail.com e deve permanecer em isolamento imediato até o desaparecimento das lesões, conforme NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 025/SES-AM – FVS-RCP – SEMSA Manaus, de 12 de agosto de 2022.
Secretário Municipal de Saúde de Parintins/Am
Clerton Rodrigues Florêncio
Coordenadora de Vigilância em Saúde de Parintins/AM
Elaine Pires Soares
Coordenadora da REDE CIEVS PARINTINS/AM
Rinelza Gemaque Garcia
Apoiador Técnicodo CIEVS PARINTINS /AM
Iana Albuquerque
Analista de Sistema CIEVS-PIN/AM
Antônio Lucas Batalha
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Como identificar as bolhas da monkeypox (mpox), conhecida como “varíola do macaco”
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas