Um estudo realizado pela Balpa – Associação Britânica de Pilotos — descobriu que 56% dos pilotos profissionais admitiram que já dormiram em um voo! Esse valor é o número de profissionais que admitiram ter dormido na cabine durante os voos, ou seja, esse número é provavelmente ainda maior.
A pesquisa veio depois de novas regras da aviação aumentarem o número de horas trabalhadas por esses profissionais, o que logo foi repensado por conta dos resultados do estudo. Depois da divulgação das novas regras da Aviação Civil Europeia, entre elas a de que os pilotos podem voar por até 22 horas sem dormir antes de aterrissar. Assim, 43% dos entrevistados acreditam que o cansaço comprometeu sua habilidade de pilotar ao menos uma vez por mês no último ano e meio.
Há ainda um outro dado alarmante, dos 56% que admitiram já terem dormido, 29% disseram que, ao despertar, viram que seu co-piloto também dormia!
O relatório aparece depois que um jornal britânico divulgou a foto de um comandante e seu copiloto dormindo ao mesmo tempo, com o piloto automático acionado, durante um voo de uma companhia aérea não identificada em 13 de agosto.
Então deve ser por isso que as vezes o avião da uns trancos do nada… Vai ver que o piloto deve estar tendo um pesadelo e dá um chute no painel. Tranquilo. Dá nada.
Pesquisa revela que quase metade dos pilotos dormem no comando dos aviões