Publicado
2 anos atrásno
Uma das maiores riquezas da Amazônia é sua biodiversidade. A fauna e a flora fazem sucesso internacional e são motivos de orgulho para todos nós amazônidas. Vale ressaltar que os botos (golfinhos fluviais), são encontrados apenas no norte da América do Sul e no continente da Ásia.
Os botos da Amazônia são endêmicos, ou seja, nativos da região amazônica. Sobre a quantidade de espécies de botos na Amazônia, de maneira bem direta, atualmente, somente duas espécies são reconhecidas, e duas são propostas. As espécies reconhecidas são do boto cor de rosa: Inia geoffrensis geoffrensis na Bacia Amazônica, e Inia geoffrensis humboldtiana, na Bacia do rio Orinoco.
As espécies propostas são o Inia boliviensis (boto Boliviano) na Bacia do rio Madeira, e o Inia araguaiaensis (boto Araguaiano) na Bacia Araguaia-Tocantins.
Existe ainda uma outra espécie chamada Geoffrensi, mas que ainda não está aceita. Os pesquisadores afirmam que boliviensis e geoffrensis são espécies válidas e diferentes com base na coloração, razão comprimento-massa, características cranianas, número de dentes, tamanho do cérebro, índice cefálico e formato do esterno. A espécie Inia araguaiaensis se divergiu da Inia geoffrensis há mais de dois milhões de anos e podem estar associadas a grandes eventos geológicos na bacia amazônica.
Na bacia Amazônica vive ainda a espécie Sotalia fluviatilis, denominado de Boto Tucuxi, que vive exclusivamente em ambientes fluviais. Contudo, o Tucuxi não está geneticamente relacionado aos botos de rio, sendo considerado um golfinho marinho.
Embora haja diferenças morfológicas (no corpo) das diferentes espécies de boto, a grande diferença é molecular. Outra forma de distinguir as espécies de boto é através das características acústica da vocalização dos mamíferos e dos mecanismos de ecolocalização de cada espécie. Por exemplo, alguns pesquisadores observaram que os golfinhos da Amazônia (Inia spp.) apresentaram propriedades acústicas de vocalização específicas que são diferentes dos sons produzidos pelas espécies recém-descritas I. araguaiaensis e I. boliviensis.
Independente da espécie, os botos estão ameaçados de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). É possível encontrar sobre o Boto Cor de Rosa aqui e o Boto Tucuxi aqui.
Então de maneira objetiva, das 7 espécies de botos de água doce do planeta, a Amazônia agrega 4 delas.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Ferramenta revolucionária agilizará monitoramento da biodiversidade e impactos ambientais em áreas protegidas do Amazonas!
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas