Publicado
1 ano atrásno
Vamos lá, galera, que agora é hora de conhecer a Lenda do Peixe-Boi! Essa história aconteceu lá nas terras do vale do Rio Solimões, onde a natureza é exuberante e as lendas são tão fascinantes quanto a floresta!
Reza a lenda, que certa vez em uma tribo indígena do vale do Rio Solimões, no Amazonas, existia um casal de indígenas que vivia em harmonia com a natureza. Eles se amavam muito e decidiram se casar, celebrando o amor que sentiam um pelo outro. Foi então realizada uma grande festa da Moça Nova e do Curumi.
Mas como nem tudo são flores, o pajé da tribo não gostava muito dessa história de amor. O cara era cheio de ciúmes da indígena, porque, dizem as más línguas, ele também nutria um sentimento por ela.
Assim, o pajé, que era conhecedor de magia, das ervas e rituais, resolveu dar um jeito de separar esse casal apaixonado. Certou dia o pajé mandou que a Moça Nova e o Curumi mergulhassem nas águas do rio. E assim que eles mergulharam, o pajé jogou em cima de cada um deles uma tala de capim canarana e suas palavras mágicas!
E essa maldição poderosa transformou o casal de amantes em peixes-boi, um animal que os índios desconheciam…
O pajé, então, achando que tinha conseguido o que queria, esfregava as mãos de satisfação. Mas o destino tinha outros planos. A maldição, ao invés de separar o casal, só fez com que o amor entre eles se tornasse ainda mais forte. Eles nadavam juntos pelos rios, nunca se distanciavam um do outro.
Porém, quem não gostou nenhum pouco disso foi Tupã. Tupã pesou a sua mão pra cima do pajé e o transformou em um arbusto de capim canarana bem na beira do rio, para que ele passasse o resto da sua vida às margens do rio, contemplando o amor do casal de peixes-boi.
E até hoje, dizem os mais velhos, é possível ver o casal de peixe-boi nadando pelos rios do vale do Rio Solimões. Eles não estão mais presos à maldição do pajé, mas escolheram viver juntos em forma de peixes-boi, porque o amor deles é maior do que qualquer forma física. O casal vive feliz e é festejado pela tribo.
E assim, essa lenda encantadora nos mostra que o amor é capaz de vencer até as maiores adversidades. O casal de peixe-boi continua sendo um símbolo de amor e união, inspirando a todos que ouvem essa história a acreditar no poder do afeto verdadeiro.
Hoje em dia, esses bichinhos maravilhosos que vivem nos rios, são símbolos da região!
E aí, gostaram dessa lenda do Peixe Boi? Espero que sim! Agora é só espalhar essa história por aí e lembrar que, mesmo em forma de peixe-boi, o amor pode ser lindo e poderoso como nunca. Até a próxima, pessoal!
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
IBAMA flagra rio de sangue após frigorífico despejar sangue de boi em igarapé!
Inpe aponta queda de desmatamento no Amazonas em 46,9%
DPE-AM inicia agendamentos para mutirão de reconhecimento de paternidade e maternidade em Manaus
Tudo o que Você Precisa Saber: 15 Curiosidades sobre o Festival de Parintins
Junho chegou e o Festival de Parintins divide a ilha em azul e vermelho e encanta turistas!
Conheça os principais deuses da mitologia indígena brasileira