A Lenda do Peixe-Boi - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de setembro de 2023

Lendas Amazônicas

A Lenda do Peixe-Boi

Publicado

no

A Lenda do Peixe-Boi

Vamos lá, galera, que agora é hora de conhecer a Lenda do Peixe-Boi! Essa história aconteceu lá nas terras do vale do Rio Solimões, onde a natureza é exuberante e as lendas são tão fascinantes quanto a floresta!

Reza a lenda, que certa vez em uma tribo indígena do vale do Rio Solimões, no Amazonas, existia um casal de indígenas que vivia em harmonia com a natureza. Eles se amavam muito e decidiram se casar, celebrando o amor que sentiam um pelo outro. Foi então realizada uma grande festa da Moça Nova e do Curumi.

Mas como nem tudo são flores, o pajé da tribo não gostava muito dessa história de amor. O cara era cheio de ciúmes da indígena, porque, dizem as más línguas, ele também nutria um sentimento por ela.

Assim, o pajé, que era conhecedor de magia, das ervas e rituais, resolveu dar um jeito de separar esse casal apaixonado. Certou dia o pajé mandou que a Moça Nova e o Curumi mergulhassem nas águas do rio. E assim que eles mergulharam, o pajé jogou em cima de cada um deles uma tala de capim canarana e suas palavras mágicas!

E essa maldição poderosa transformou o casal de amantes em peixes-boi, um animal que os índios desconheciam…

A Lenda do Peixe-Boi

A Lenda do Peixe-Boi / Reprodução

O pajé, então, achando que tinha conseguido o que queria, esfregava as mãos de satisfação. Mas o destino tinha outros planos. A maldição, ao invés de separar o casal, só fez com que o amor entre eles se tornasse ainda mais forte. Eles nadavam juntos pelos rios, nunca se distanciavam um do outro.

Porém, quem não gostou nenhum pouco disso foi Tupã. Tupã pesou a sua mão pra cima do pajé e o transformou em um arbusto de capim canarana bem na beira do rio, para que ele passasse o resto da sua vida às margens do rio, contemplando o amor do casal de peixes-boi.

Tupã puniu o pajé / Foto : Reprodução

Tupã puniu o pajé / Foto : Reprodução

E até hoje, dizem os mais velhos, é possível ver o casal de peixe-boi nadando pelos rios do vale do Rio Solimões. Eles não estão mais presos à maldição do pajé, mas escolheram viver juntos em forma de peixes-boi, porque o amor deles é maior do que qualquer forma física. O casal vive feliz e é festejado pela tribo.

E assim, essa lenda encantadora nos mostra que o amor é capaz de vencer até as maiores adversidades. O casal de peixe-boi continua sendo um símbolo de amor e união, inspirando a todos que ouvem essa história a acreditar no poder do afeto verdadeiro.

Hoje em dia, esses bichinhos maravilhosos que vivem nos rios, são símbolos da região!

Publicidade
Inscreva-se em nosso canal no Youtube! Clique aqui!

E aí, gostaram dessa lenda do Peixe Boi? Espero que sim! Agora é só espalhar essa história por aí e lembrar que, mesmo em forma de peixe-boi, o amor pode ser lindo e poderoso como nunca. Até a próxima, pessoal!

A Lenda do Peixe-Boi

A Lenda do Peixe-Boi

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Atualmente, participo de diversas ações e discussões na área de cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo, além de ações sociais.

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Câmara Municipal de Manaus

Acompanhe nossas transmissões

Últimas Atualizações